
O Brasil tem se destacado como referência mundial na implementação de políticas públicas eficazes no combate à fome e à pobreza. Programas como o Bolsa Família, o Cadastro Único e o Programa Cisternas têm recebido reconhecimento internacional por seus impactos positivos na redução da desigualdade social e no aumento da segurança alimentar.
Um dos estados brasileiros que têm se destacado nesse cenário é o Piauí. Por meio de iniciativas como o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Viva o Semiárido (PVSA), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Piauí tem promovido o desenvolvimento econômico e social em regiões historicamente desfavorecidas.
Mais de 36 mil famílias de agricultores em 89 municípios semiáridos do estado têm se beneficiado do PVSA, que proporciona acesso a recursos e tecnologias para aumentar a produção agrícola e melhorar as condições de vida das comunidades rurais. Além disso, o programa tem incentivado a diversificação produtiva, impulsionando setores como a apicultura, que se tornou uma importante fonte de renda para muitas famílias piauienses.
O reconhecimento internacional das políticas brasileiras foi evidenciado pelo empresário Bill Gates, que no fim de 2023, afirmou em artigo publicado em seu blog GatesNotes que o mundo deveria aprender com as políticas públicas brasileiras. “Sou um grande fã do Brasil há algum tempo”, afirmou no artigo intitulado Lessons in lifesaving from Brazil.
Segundo ele, o Programa Bolsa Família tem papel importante na redução da pobreza. “O Bolsa Família é apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar da pobreza quase 1/5 da população do país”, ressaltou.
Enquanto isso, o país continua a trabalhar em parceria com outras nações na construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Essa iniciativa, uma das prioridades do Brasil na liderança do G20, visa fortalecer a cooperação internacional e promover ações coordenadas para enfrentar esses desafios globais.
O lançamento da Aliança está programado para ocorrer durante a próxima Cúpula do G20, que acontecerá em novembro deste ano, no Rio de Janeiro. Este evento será um marco importante, reunindo líderes de todo o mundo para consolidar estratégias eficazes na luta contra a fome e a pobreza.
Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí