Geral

Autoridades discutem prática de mendicância de venezuelanos em Teresina

Os imigrantes estão pedindo esmolas com crianças nos sinais de trânsito

Alinny Maria

Sexta - 21/06/2019 às 12:50



Foto: Paulo Pincel Venezuelanos pedem esmola em Teresina
Venezuelanos pedem esmola em Teresina

Nos últimos 40 dias, mais de 150 venezuelanos vieram a Teresina em busca de melhores condições de vida. A prática de pedir esmolas nos sinais de trânsito da cidade têm levantado discussões na capital piauiense. Algumas pessoas relatam que ofereceram alimentos aos venezuelanos, mas eles teriam recusado e enfatizado que só aceitam ajuda em dinheiro. Com vários relatos sobre essa situação, muita gente tem cobrado soluções das autoridades a respeito dos imigrantes, ressaltando que eles expõem crianças ao sol para praticar mendicância nos sinais de trânsito.

Nesta semana, representantes da Gerência de Direitos Humanos e Conselhos Tutelares de Teresina, 1ª Vara da Infância e da Juventude, Promotoria da Infância e da Juventude e Polícia Militar se reuniram na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para discutir soluções para este problema. Na reunião, foi traçado um plano de ação para o controle na utilização de crianças por parte dos venezuelanos e conscientização no combate a prática.

“A partir da próxima semana, uma equipe formada por conselheiros tutelares, tradutor e agentes de proteção social farão parte da comitiva para vistoriar os sinais de trânsito e coibir as ações que infringem as leis municipais. Vamos destacar essa equipe para fazer a verificação e encaminhamento das crianças venezuelanas aos abrigos que eles já estão acolhidos. Em paralelo, nós faremos um trabalho midiático de conscientização para que a população não fortaleça o trabalho da mendicância”, disse o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.



A conselheira tutelar Lucileide Alves contou que um trabalho de conscientização da saúde vai ser inserido nessa campanha, devido às famílias venezuelanas não estarem aderindo o tratamento de saúde oferecido pelo município. “É importante entender que esse trabalho de mendicância coloca em risco a vida das crianças que podem sofrer um acidente ou pegar alguma doença diante dessa exposição. Esse é o primeiro contato que o Conselho Tutelar está fazendo e que a gente acredita que o diálogo vai surtir o efeito esperado”, informou.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Karol Neves, disse que o órgão é um dos responsáveis por fazer a fiscalização e que essa medida visa garantir o direito da criança diante do problema social. “Apesar de saber que essa prática é normal pra eles o nosso código de lei proíbe aqui no município. Muitas denúncias estão chegando e mostram um incomodo por parte da população”, disse a presidente.

A juíza titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Maria Luíza de Moura Mello, contou que uma audiência pública já foi realizada pelo Tribunal de Justiça no intuito de se encontrar uma solução, mas que é preciso cautela já que se trata de uma situação cultural do país de origem.  “É uma outra língua e outros costumes que infringem a nossa lei, mas que estamos acolhendo e buscando o diálogo para atender a ajuda humanitária que é assegurada pelo acordo entre os países. Os conselheiros tutelares e o intérprete terão papel preponderante para o entendimento das partes”, disse.

Fonte: Semcaspi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: