Geral

BENEFÍCIO

Alunas do Programa Mulheres Mil recebem pagamento da bolsa estudantil

Iniciativa visa fomentar a educação e a autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade

Da Redação

Segunda - 28/04/2025 às 12:42



Foto: CCOM-PI Programa Mulheres Mil
Programa Mulheres Mil

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou o pagamento da bolsa estudantil para 240 mulheres matriculadas no Programa Mulheres Mil. O benefício, no valor de R$ 280, foi depositado via PIX, para cada estudante. O investimento totalizou R$ 57.600.

O pagamento foi referente à primeira parcela das turmas do edital 4 do programa, para as mulheres em situação de vulnerabilidade social matriculadas nos cursos de Horticultura Orgânica, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maquiadora e Salgadeira.

Josefa Gonçalves de Sá, moradora do Quilombo Artur Passos, em Jerumenha, aluna do programa, contou que a bolsa foi importante para se manter nas aulas e revelou que, aos 54 anos, mudou de profissão por conta do Programa Mulheres Mil. Atualmente, toda sua renda vem do trabalho de horticultora.

“Antes, eu trabalhava como cozinheira e agora tudo que produzo na minha ‘roça’, eu vendo na comunidade próxima. Plantamos maracujá, cheiro verde, maxixe, quiabo, tudo de forma orgânica e com as técnicas aprendidas no curso do programa, que mudou a minha vida. O auxílio financeiro foi super importante para custear despesas de alimentação”, afirmou a beneficiária.

O papel transformador do Programa Mulheres foi destacado pelo secretário da Educação, Washington Bandeira. “A qualificação profissional das participantes abre caminhos para que possam mudar suas realidades. O auxílio financeiro é um incentivo para que concluam a formação, garantindo condições para que permaneçam no curso”, afirmou o gestor.

Inscrições abertas

Até o dia 7 de maio estão abertas as inscrições para novas turmas do Programa Mulheres Mil. São 450 vagas para cursos presenciais, como Horticultora Orgânica, Artesã de Biojoias, Maquiadora e Salgadeira. As formações serão realizadas em 12 municípios: Teresina, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Oeiras, Santa Cruz do Piauí, Esperantina, Matias Olímpio, São Miguel do Tapuio, Amarante, Valença, Paquetá e Jerumenha.

As interessadas devem procurar os locais indicados no edital com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso de indígenas ou quilombolas, autodeclaração da identidade étnica. Menores de idade precisam apresentar autorização dos responsáveis. O resultado das matrículas homologadas será divulgado em 15 de maio. As aulas começam no dia 3 de junho. 

Sobre o Programa Mulheres Mil

Iniciativa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Mulheres Mil busca incluir mulheres em situação de vulnerabilidade no sistema educacional, promovendo sua formação profissional e tecnológica.

O programa também atua para reduzir a evasão escolar, oferecendo apoio financeiro e cursos em áreas estratégicas. Combinando aprendizado teórico e prático, o programa tem transformado vidas e fortalecido a inserção de mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

96-editais-01-06-2024-11-07-05.pdf

Fonte: CCOM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<