Geral

SAÚDE

A ciência por trás das mensagens de bom dia motivacionais

A prática de afirmações positivas é baseada em teorias psicológicas amplamente aceitas e bem estabelecidas.

Da redação

Terça - 07/06/2022 às 19:53



Foto: Divulgação Bom dia
Bom dia

O que a ciência teria a dizer sobre as mensagens de bom dia positivas que circulam pelo whatsapp diariamente? Será que elas funcionam mesmo?

Quando as coisas ficam difíceis, é comum recorrermos a alguma citação motivacional para conseguir um pouco mais de inspiração. Algumas destas frases de impacto tornaram-se tão famosas que todo mundo já ouviu falar, como:

“Eu não falhei. Acabei de encontrar 10.000 maneiras que não funcionam.” — Thomas Edison;

“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” -Eleanor Roosevelt;

“Se você não pode voar, corra, se não pode correr, ande, se não pode andar, rasteje, mas faça o que fizer, continue seguindo em frente.” — Rev. Martin Luther King Jr.

Se você gosta de receber e compartilhar mensagens de bom dia que dão aquele incentivo, saiba que existe uma teoria genuína e uma boa quantidade de neurociência por trás dessa prática. Acompanhe.

O que a ciência diz sobre as mensagens positivas

A prática de afirmações positivas é baseada em teorias psicológicas amplamente aceitas e bem estabelecidas.

Uma das principais teorias psicológicas por trás da prática é a teoria da auto-afirmação (Steele, 1988). Existem estudos empíricos baseados na ideia de que podemos manter nosso senso de auto integridade repetindo as afirmações positivas para nós mesmos.

Elas requerem prática regular se você quiser fazer mudanças duradouras e de longo prazo nas maneiras que você pensa e sente.

Nós, seres humanos, somos seres aspiracionais. Queremos olhar para modelos e líderes. Por isso que citações inspiradoras famosas fazem tanto sucesso.

Como funciona a prática das afirmações positivas

O objetivo é repetir as afirmações positivas para eliminar pensamentos negativos ou inúteis.

Praticar afirmações positivas pode ser extremamente simples, e tudo o que você precisa fazer é escolher uma frase que te motiva, que te faz bem, e que te incentiva e repete para si mesmo.

Você pode até mesmo fazer esta prática para aumentar a sua autoestima.

As afirmações positivas são frases curtas, repetidas com frequência, que são projetadas para encorajar sentimentos, pensamentos e atitudes positivos e felizes.

Benefícios das mensagens de bom dia inspiracionais

Repetir mensagens de bom dia inspiradoras pode trazer uma série de benefícios. De acordo com o psicoterapeuta Ronald Alexander, do Open Mind Training Institute, as afirmações podem ser repetidas de três a cinco vezes ao dia para reforçar a crença positiva.

Uma boa sugestão é escrever as afirmações em um diário e praticá-las em frente ao espelho para torná-las mais poderosas e eficazes.

Embora não tenham o poder de substituir o tratamento clínico de ansiedade e depressão, elas podem ajudar no tratamento.

A ideia de afirmações como um meio de introduzir processos cognitivos novos e adaptativos é a premissa subjacente da reestruturação cognitiva.

Afirmações para ter um bom dia

Estes são alguns exemplos de afirmações positivas que podem ser praticadas. A melhor hora para fazer isso é logo pela manhã, para que você consiga determinar de certa maneira como será o seu dia.

Eu acredito em mim mesmo e confio em minha própria sabedoria;

Eu sou uma pessoa de sucesso;

Sou confiante e capaz no que faço;

A vida só me traz boas experiências. Estou aberto a mudanças novas e maravilhosas;

Cada experiência que tenho é perfeita para o meu crescimento;

Hoje eu crio um dia maravilhoso e um novo futuro maravilhoso;

A abundância flui livremente através de mim;

Minha autoestima é alta porque eu honro quem eu sou.

Se você está procurando um meio de lidar com a ansiedade, buscando uma dose extra de motivação, você pode tentar criar suas próprias afirmações.

E que tal passar essa ideia adiante? Compartilhar mensagens de bom dia que inspiram é uma maneira de melhorar o dia de várias outras vidas.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<