Geral

Seis programas de edição de vídeo mais indicados para iniciantes

Os vídeos são a forma de conteúdo que mais consumimos hoje em dia

Redação

Segunda - 21/09/2020 às 11:11



Foto: Pixabay Edição de vídeo
Edição de vídeo

Com a era digital, cada vez mais empresas e profissionais de diferentes áreas investem na publicação e divulgação de vídeos, especialmente, nas redes sociais. Mas é importante optar pelo editor de vídeo mais adequado. Saiba mais!

Os vídeos são a forma de conteúdo que mais consumimos hoje em dia. A todo momento existem milhões de vídeos hospedados em plataforma de streaming ou redes sociais, e novos conteúdos chegam a cada segundo.

Um dos motivos que os vídeos atraem mais o público é que eles conseguem captar a atenção mais rapidamente, em meio ao mar de postagens que vemos todos os dias nas redes sociais. E uma das formas de fazer seu vídeo se destacar é editar com qualidade.

A edição de vídeo pode trazer dinamismo, mais beleza, além de ajudar a entregar o conteúdo de forma clara e objetiva, criando uma narrativa para aquele vídeo.

A popularização dos vídeos como forma de gerar conteúdo fez também os programas editores de vídeo se popularizarem, e terem cada vez mais pessoas iniciando nesta habilidade. Existe uma grande diversidade de editores de vídeos para Windows e Mac, gratuitos e pagos.

Com recursos que atendem desde até os iniciantes quanto os profissionais, os editores de vídeo trazem ferramentas para fazer seus vídeos se destacarem na internet.

Quais são os melhores programas editores de vídeo para iniciantes?

Como muitos já sabem, os vídeos são excelentes estratégias de marketing, mas é preciso editá-los para conquistar seu público alvo. Veja algumas ferramentas úteis para quem está iniciando como editor de vídeos!

1- Filmora (Windows e Mac)

https://filmora.wondershare.com/pt-br/cortador-de-videos-online/

O Filmora é um programa para edição de vídeos bem completo, mesmo em sua versão gratuita. Conta com as principais ferramentas de edição de vídeo, como cortar e juntar vídeos diferentes, adicionar fotos, alterar velocidade e adicionar filtros, além de adicionar transições, efeitos e títulos.

É um editor de vídeos que conta com diversos efeitos, transições, títulos animados e imagens para uso nos vídeos, com o diferencial de contar com um banco de imagens próprio, com diversos efeitos gratuitos, além da possibilidade de assinatura. O assinante tem direito a uma infinidade de fotos, vídeos e efeitos em alta definição, com integração direta no software.

O software é leve e com interface intuitiva, o que possibilita uma edição de qualidade com mais rapidez, podendo exportar o vídeo diretamente para plataformas e redes sociais, como o YouTube e Facebook.

2- EaseUs Video Editor (Windows)

https://br.easeus.com/multimedia/video-editor.html

O EaseUs é um editor de vídeo simples, adequado para iniciantes, pois atende as necessidades básicas. Corte de vídeos, inserção de áudio, inserção de títulos e legendas, transições entre vídeos, além de uma variedade de efeitos de animação e modelos de vídeos prontos.

O software também suporta os principais formatos de vídeos aceitos pelas plataformas, como YouTube. Possui uma versão grátis e uma versão profissional paga.

3- iMovie (Mac)

https://img.ibxk.com.br/2014/3/programas/476923827134842.jpg

Este editor de vídeo para mac é o padrão da Apple para seus dispositivos, com integração entre eles, podendo trabalhar no mesmo projeto em aparelhos diferentes. Traz os recursos básicos numa interface intuitiva e prática, contando com modelos prontos para seus vídeos.

Permite incluir títulos animados, filtros, misturar vídeos e fotos, além das edições básicas de vídeo como corte, velocidade e organização na linha do tempo.

Suporta vídeos 4K, exportando com qualidade máxima para as plataformas como YouTube, ou com qualidade otimizada para envio em redes sociais e mensagens. É um editor de vídeo bem completo por ser gratuito.

4 - Shotcut (Windows e Mac)

https://img.utdstc.com/screen/1/shotcut-003.jpg:800

Este editor de vídeos grátis permite o acesso a todos os recursos, com suporte de uma variedade de formatos de vídeo, inclusive em resolução 4K, além de possuir uma coleção de tutoriais em vídeo ensinando a realizar diversas atividades. Por esse motivo, é muito indicado para iniciantes.

Atende todas as necessidades básicas de edição de vídeo, como cortar vídeos, adicionar áudio e músicas, inserir textos e transições para dar mais dinamismo aos vídeos. Possui também filtros disponíveis para alterar a coloração das imagens facilmente.

5 HitFilm Express

https://img.ibxk.com.br/2017/06/29/29114954428182.jpg

O HitFilm é um software de edição de vídeos gratuito, que conta com os recursos básicos e avançados, para atender desde os iniciantes até os editores mais avançados. Seus recursos impressionam por se tratar de um software gratuito. Porém, tantos recursos acabam deixando a interface um pouco mais complicada de início.

Oferece diversos modelos e efeitos gratuitos, além de títulos animados, transições e filtros para alterar as cores dos vídeos. Permite mesclar vídeos e fotos, atendendo as necessidades básicas. No website do software existem diversos tutoriais para aprender as ferramentas presentes no programa.

6- Edição de Vídeo Integrada do Windows

Muitos não sabem, mas o próprio Windows tem uma ferramenta de edição de vídeos integrada ao aplicativo Fotos. Para quem sente saudade do antigo Movie Maker, primeiro programa de edição de vídeos da Microsoft, a ferramenta nova pode surpreender pela interface intuitiva e recursos que atendem as necessidades básicas.

Monte uma narrativa com vídeos e fotos, adicionando músicas, além de edições básicas em vídeos como cortes e alteração de velocidade.

Esses são alguns dos programas mais indicados para quem quer trabalhar com edição de vídeos e ganhar dinheiro em casa ou mesmo para aqueles que precisam divulgar seus produtos e serviços.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: