Esportes

ESPORTE

Olimpíadas 2024: Principais chances de medalha para o Brasil

Descubra qual a expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro para Paris 2024 e quais atletas aparecem com mais chances de medalha para o Time Brasil.

Da redação

Quarta - 24/07/2024 às 17:50



Foto: Ricardo Bufolin/CBG) Rebeca Andrade é uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil
Rebeca Andrade é uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil

Após meses de especulações entre os especialistas, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou um levantamento que projeta as chances de medalhas no Brasil nas próximas Olimpíadas, Paris 2024. O estudo feito pela entidade aponta possibilidades de pódio para 20 esportes — sete a mais do que o recorde registrado na edição anterior.

Apesar da projeção, o COB não estipulou nenhuma meta de medalhas para estes Jogos Olímpicos. Na Rio 2016 foram 19 conquistas (sete de ouro), marca superada em Tóquio 2020 (21 medalhas, novamente sete de ouro).

Destaque feminino

No total, a delegação brasileira terá 277 atletas em 39 modalidades. Pela primeira vez na história, o Time Brasil terá maioria feminina: 153 atletas, representando 55% do total.

Também vem das mulheres as duas maiores esperanças de medalhas individuais. Rebeca Andrade, na ginástica artística, e Rayssa Leal, no skate, empilharam conquistas durante o atual ciclo olímpico e estão entre as favoritas nas modalidades. Atual campeã mundial e vice-campeã em Tóquio, Bia Ferreira encabeça a lista de atletas com chance de pódio para o boxe.

Rebeca Andrade é uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Tradicional presença entre os medalhistas brasileiros, a vela tem uma dupla de ouro perseguindo a história. Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o título nas últimas duas edições, na classe 49erFX, e um tricampeonato olímpico seria inédito para o esporte brasileiro.

Modalidade com mais medalhas na história olímpica brasileira, o judô também terá nomes de peso nas disputas. Mayra Aguiar, Beatriz Souza e Rafaela Silva são os destaques da delegação verde-amarela.

A competição de tênis terá um palco especial: o complexo de Roland Garros, casa do Aberto da França. Após excelente apresentação no torneio deste ano, quando chegou às semifinais, Bia Haddad se credenciou a buscar também uma medalha olímpica.

Os esportes coletivos não são destaques, porém o vôlei feminino é a maior esperança de medalhas. A seleção, comandada por Zé Roberto Guimarães, terminou a edição mais recente da Liga das Nações em quarto lugar. Na areia, Duda e Ana Patrícia tentarão devolver o Brasil ao pódio: Tóquio 2020 foi a primeira edição em que o país não medalhou na modalidade.

Filipe Toledo e Gabriel Medina buscam mais uma conquista para o surfe brasileiro (Foto: Kelly Cestari/WSL)

No lado masculino, o surfe aparece como destaque. Filipe Toledo é o atual bicampeão mundial, enquanto o astro Gabriel Medina garantiu sua classificação ao vencer o ISA Games. O atletismo também traz múltiplas possibilidades de medalhas. Alison dos Santos, o Piu, é candidato nos 400m com barreiras, enquanto Caio Bonfim tenta quebrar a zica na marcha atlética — tem dois pódios em mundiais, mas apenas um quarto lugar na Rio 2016.

Vice mundial em 2022 e terceiro lugar em 2023, Marcus D’Almeida busca a primeira medalha brasileira no tiro com arco. Por fim, Isaquias Queiroz busca mais medalhas para a canoagem, após o ouro em Tóquio e os três pódios no Rio.

Transmissão das Olimpíadas

A transmissão das Olimpíadas na televisão brasileira será novamente feita pela TV Globo, como já é costume. A emissora anunciou ter vendido todas as cotas de patrocínio para a cobertura. Para TV aberta, as marcas parceiras serão Claro, Corona, Nivea, Piracanjuba e Banco do Brasil. No Sportv, a casa de apostas KTO junta-se à XP Investimentos e a Netshoes.

A novidade para este ano é a presença da CazéTV na cobertura online, transmitida via Youtube e Twitch. O canal, ancorado pelo streamer Casimiro Miguel, já participou das transmissões do Pan-Americano de 2023, em Santiago, além das edições mais recentes da Copa do Mundo masculina (no Catar) e feminina (na Austrália).

O futebol masculino será o primeiro evento em disputa nas Olimpíadas de Paris 2024. O torneio, porém, não terá participação do Brasil. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de julho, às 14h30 no horário de Brasília.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: