Todas as pesquisas de intenção de votos até aqui realizadas mostram a liderança da esposa do vice-governador Themístocles Filho, Ivanária Sampaio, na luta pela reeleição para prefeita de Esperantina. Mas os que pensam que as pretensões dela param por ai estão muito enganado.
A depender dos arranjos políticos para as eleições de 2026, Ivanária poderá ser a próxima conselheira do Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI, para onde ultimamente tem ido as esposas dos mais expressivos caciques políticos do estado.
Informações obtidas numa conversa com um amigo muito próximo ao vice-governador dão conta de um verdadeiro jogo de xadrez para composição dos grupos políticos que estarão na disputa por votos daqui a dois anos no Piauí. Nesse jogo, Themístocles Filho, poderá ser o "Rei" e ao mesmo tempo a "Dama".
Se não for mantido como candidato a vice na chapa para reeleição do governador Rafael Fonteles, cuja popularidade bate todos os recordes, Themístocles poderá optar por voltar à Assembleia Legislativa do Piauí- Alepi, onde é muito querido pelos servidores e deputados e se sente literalmente em casa. Uma vez na Alepi e com sua habilidade em articulação, Sampaio rapidamente voltaria à Presidência do Legislativo Estadual, cargo que ocupou por 16 anos consecutivos.
Pelas informações dadas a este repórter, Themístocles não se contentará apenas com sua eleição a deputado. Vai lutar para reeleger um dos filhos a deputado federal e emplacar o outro numa vaga ao Senado, mesmo como suplente. De quebra quer uma vaga no TCE, que poderá ser preenchida pela esposa, Ivanária Sampaio.
Com a reeleição de Ivanária bem encaminhada, a luta de Themístocles Filho no momento é buscar eleger o maior número de outros prefeitos no interior do estado e pelo menos três vereadores ligados diretamente a ele em Teresina.
Em 2026, além da Presidência da República e do governo do estado, estarão na disputa 30 vagas na Assembleia Legislativa, 10 vagas na Câmara Federal e duas vagas no Senado, hoje ocupadas pelos senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, mas objeto de cobiça por caciques como o deputado federal Júlio César.
É na formação dessa chapa majoritária (governador, vice e senador) que o peso político do atual vice-governador entra na balança. Themístocles Filho é um político experiente, pragmático e sabe que para o lado que pender fará diferença. E vai cobrar a fatura.
Claro que o vice-governador não trata em público dessas estratégias para aumentar sua "vida útil" na política. Ele sempre evita falar sobre seus planos para o futuro.
Mas onde há fumaça há fogo. E quem viver, verá!