
Após 12 anos, Neymar volta a enfrentar o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, vestindo a camisa do Santos. O reencontro acontece nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada da competição. A última vez que o craque enfrentou o Rubro-Negro foi em sua despedida do Santos, no dia 26 de maio de 2013, em um empate por 0 a 0 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na época, ele estava prestes a se transferir para o Barcelona, após conquistar títulos históricos como a Copa do Brasil de 2010 e a Libertadores de 2011 pelo Peixe.
Agora, aos 33 anos e em sua segunda passagem pelo clube paulista, Neymar retorna com o objetivo de recuperar o ritmo de jogo e reencontrar a alegria em campo, após duas temporadas marcadas por lesões no Al-Hilal, da Arábia Saudita. A reestreia no futebol brasileiro foi cercada de expectativas e, desde então, o camisa 10 soma oito partidas pelo Santos, com três gols e três assistências. Ele tem mostrado boa evolução física nos treinos e recebeu aval do técnico Cleber Xavier para atuar os 90 minutos contra o Flamengo.
O confronto também reacende uma relação marcada por jogos memoráveis, como o histórico 5 a 4 na Vila Belmiro em 2011, com show de Neymar e hat-trick de Ronaldinho Gaúcho. Ao todo, Neymar enfrentou o Flamengo seis vezes com a camisa do Santos: venceu duas, empatou três e perdeu uma. Fez quatro gols e deu uma assistência.
O último duelo, em 2013, ficou marcado pela emoção: antes mesmo da bola rolar, o craque chorou em campo. Após o apito final, se despediu dos companheiros, da torcida e do clube. Naquela partida, Gabigol fez sua estreia como profissional.
Do lado flamenguista, a presença de Neymar em campo reacende uma pergunta recorrente: por que o clube não contratou o jogador quando ele ficou livre no mercado em janeiro de 2025? O Rubro-Negro, que vive boa fase financeira, chegou a debater internamente a possibilidade de avançar na contratação após a rescisão de Neymar com o Al-Hilal. No entanto, o técnico Filipe Luís e o diretor executivo José Boto avaliaram que, apesar do enorme potencial técnico e de marketing, a condição física do atleta e o curto tempo de contrato, apenas seis meses, não compensariam o investimento.
Flamengo x Neymar:
- Santos 1 x 2 Flamengo (2009)
- Santos 0 x 0 Flamengo (2010)
- Santos 4 x 5 Flamengo (2011)
- Flamengo 1 x 1 Santos (2011)
- Santos 2 x 0 Flamengo (2012)
- Santos 0 x 0 Flamengo (2013)
Além disso, o salário pedido estava muito acima do teto do elenco: antes da renovação com o Santos, Neymar recebia R$ 4,1 milhões mensais. O clube também descartou trazer o jogador apenas para a disputa do Mundial de Clubes, considerando que a contratação por esse motivo traria mais prejuízos do que benefícios ao grupo. A decisão foi mantida tanto em janeiro quanto na janela de junho. Boto chegou a declarar publicamente: “Não podemos pensar exclusivamente numa competição que dura um mês. Faria mais mal do que bem para a equipe”.
Neymar, por sua vez, chegou a afirmar em entrevista que a escolha entre Flamengo e Santos era como decidir entre razão e coração. Após conversas com a família, especialmente com o pai, optou por retornar ao clube que o revelou, apostando na identificação com a torcida e na chance de reencontrar o melhor futebol “em casa”.
Enquanto o Santos precisa da vitória para se afastar da zona de rebaixamento é o primeiro time fora do Z4, o Flamengo lidera o Brasileirão, mas vive turbulências internas após atrito entre o atacante Pedro e o técnico Filipe Luís. O duelo, portanto, ganha ainda mais peso, não apenas pelos pontos na tabela, mas pelo reencontro de uma das maiores estrelas do futebol brasileiro com um rival histórico e um capítulo inacabado do passado recente.
O jogo promete emoção dentro e fora de campo. Na Vila Belmiro, Neymar está de volta e o Flamengo também.
Leia mais sobre:
Flamengo e Cruzeiro dividem liderança no Brasileirão; veja a classificação da Série A
Com Neymar em campo, Santos treina na Vila Belmiro para confronto contra Flamengo
Fonte: GE e CNN