Esportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

​Flamengo e Cruzeiro dividem liderança no Brasileirão; veja a classificação da Série A

Com campanhas sólidas, clubes disputam ponto a ponto a ponta da tabela; Sport amarga a lanterna

Por Isaac Da Silva (*)

Terça - 15/07/2025 às 10:04



Foto: Reprodução/CBF O Campeonato Brasileiro é a principal competição nacional de futebol, reunindo os melhores clubes do país
O Campeonato Brasileiro é a principal competição nacional de futebol, reunindo os melhores clubes do país

Flamengo e Cruzeiro estão empatados na liderança do Campeonato Brasileiro de 2025 com 27 pontos, após a conclusão parcial da 14ª rodada da Série A. A disputa acirrada entre os dois clubes movimenta a parte de cima da tabela, que tem o RB Bragantino e o Bahia logo atrás, tentando se aproximar dos líderes. Os jogos estão sendo realizados em estádios de todo o país desde abril e seguem até dezembro, sob organização da CBF.

O Flamengo, que lidera pelos critérios de desempate, soma 8 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, com impressionantes 26 gols marcados e apenas 4 sofridos, resultando em um saldo de +22, o melhor entre todos os times da competição. O clube carioca também vive um ótimo momento: venceu os últimos cinco jogos. O Cruzeiro aparece na segunda colocação, também com 27 pontos, mas com saldo de gols inferior (+12). A equipe mineira disputou uma partida a mais (13 jogos), venceu 8 vezes, empatou 3 e perdeu 2. Tem 21 gols a favor e 9 contra. O time tem mostrado consistência tanto dentro quanto fora de casa.

Na terceira colocação está o RB Bragantino, com 26 pontos. O time paulista venceu 8, empatou e perdeu 3 partidas, e soma 16 gols marcados e 12 sofridos. A equipe vem alternando bons e maus resultados: perdeu dois dos últimos três jogos. O Bahia aparece em quarto lugar, com 24 pontos. A equipe nordestina soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com 16 gols marcados e 12 sofridos. Vem de duas vitórias consecutivas.

Na quinta posição está o Palmeiras, com 22 pontos em 11 jogos. O time paulista tem um jogo a menos em relação a outros concorrentes diretos, e apresenta bom desempenho: venceu 7, empatou e perdeu 3. Com 12 gols marcados e 8 sofridos, o alviverde mantém bom aproveitamento defensivo. O Botafogo completa o G-6, com 21 pontos. A equipe carioca venceu 6, empatou e perdeu jogos, com 16 gols a favor e 7 contra. O time também vive bom momento, com três vitórias seguidas nos últimos cinco jogos.

Meio da tabela

Na zona intermediária, Fluminense (7º, com 20 pontos), Atlético-MG (8º, com 18), Ceará (9º, com 18) e Mirassol (10º, com 17) seguem na disputa por uma vaga no G-6. O Fluminense oscila, com duas derrotas nos últimos cinco jogos, enquanto Atlético-MG e Ceará têm acumulado empates recentes.

Corinthians e Grêmio aparecem em 11º e 12º lugares, ambos com 16 pontos. O time paulista tem saldo negativo (-3), mesmo com três vitórias nos últimos cinco jogos. Já o Grêmio, com -6 de saldo, perdeu três partidas recentes e vê sua posição ameaçada.

Internacional (13º, com 14 pontos), Vasco (14º, com 13) e São Paulo (15º, com 13) completam o meio da tabela, tentando se distanciar da zona de rebaixamento. O São Paulo, embora irregular, vem de duas vitórias consecutivas e tenta reagir na competição.

Z4: Luta contra o rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, Santos (16º, com 13 pontos), Juventude (17º, com 12), Vitória (18º, com 11), Fortaleza (19º, com 9) e Sport (20º, com apenas 3 pontos) vivem situação delicada. O Sport ainda não venceu no campeonato e tem a pior defesa da competição: sofreu 20 gols e marcou apenas 5, com saldo de -15.

O Vitória e o Fortaleza vêm de sequências negativas: o clube baiano perdeu quatro dos últimos cinco jogos, e o cearense acumula cinco derrotas seguidas, o que agrava ainda mais a crise. Já o Santos tenta escapar da zona da degola, mas soma apenas duas vitórias em 13 jogos.

Próximos jogos

A 14ª rodada do Brasileirão segue nesta semana com jogos decisivos para a parte de cima e de baixo da tabela. Destaque para o confronto entre Santos e Flamengo na Vila Belmiro, que marca o reencontro de Neymar com o clube que o revelou. Outro duelo importante será entre Cruzeiro e Grêmio, com ambos tentando consolidar posições na tabela.

(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: