PROGRAMA

Governo vai lançar programa de incentivo aos esportes aliado à educação

Será o PRO Esporte, que visa a incentivar diferentes modalidades esportivas no estado.


Reunião no Palácio de Karnak

Reunião no Palácio de Karnak Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa quarta-feira (3), com a judoca e campeã olímpica Sarah Meneses e gestores da secretaria da Educação, Ellen Gera, e da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Clemilton Queiroz, para tratar de um planejamento estratégico para implantação do Programa PRO Esporte no estado que visa a incentivar o esporte aliado à educação.

Wellington  enfatizou o apoio de Sarah Meneses para a iniciativa. "Ela é a maior referência nessa área do esporte do Piauí, destaque no Brasil e no mundo, e queremos que, com sua experiência possa nos ajudar na implantação do Plano Estadual para o Esporte. A nossa meta é que todos os municípios piauienses tenham uma estrutura mínima adequada, uma quadra esportiva e, de acordo com a demanda, equipamentos para outras áreas, incentivando a prática esportiva integrada no calendário de eventos, regionais e nacionais, integrado com a academia e com profissionais qualificados", disse Dias.

Atleta piauiense é convocada para Seleção Brasileira Sub-20 Feminina

Confira os jogos de hoje pelo Brasileirão

Flamengo vence o Sport fora de casa e cola no líder

O governador também destacou que quer fazer um ranking dos atletas em cada modalidade. "Descobrir quem são os melhores em cada modalidade esportiva para que possam representar o estado. O objetivo é que com isso possamos trabalhar de forma mais profissionalizada, com técnicos das diversas áreas, e especializações em nível superior. Com isso, vamos ter bons resultados a médio e longo prazo", disse o gestor.

"Por meio da experiência da nossa campeã olímpica, Sara Meneses, o governador Wellington Dias determinou que trabalhássemos uma proposta para o esporte em nosso estado, o PRO Esporte. Onde tem talentos e pessoas que disputam modalidade de alto rendimentos, vamos criar um ranking e a partir disso criar uma bolsa atleta e estar estimulando escolas de formação, levando o exemplo da nossa campeã Sara Meneses aos nossos atletas e nossos futuros campeões", explicou.

Na oportunidade, Wellington também revelou que já tem dois projetos que serão enviados à Assembleia Legislativa que tratam da criação de um Fundo de Investimentos em Esporte e outro que trata da regulamentação com base no regramento da loteria.

"Eu fiquei muito feliz com a reunião. Tenho atletas amadores que vão ficar felizes, com esse novo começo, que vão ter professores profissionais, dando oportunidade para os níveis iniciantes chegarem ao alto nível. Vamos ter uma melhoria no esporte no geral, em todas as modalidades", destacou a judoca Sarah Meneses.

O secretário da Educação comentou que o esporte é essencial para a educação. "A rede estadual está passando por um restruturação de infraestrutura muito importante, onde vamos garantir que cada escola em cada município possa ter o equipamento esportivo adequado. Assim como já estamos preparando os Jogos Escolares, onde todos os municípios participam e depois representam o estado em competições nacionais e internacionais", disse Ellen Gera.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: