Esportes

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

Governo faz nova PPP do Verdão após desistência e quer reabrir ginásio em 2023

Com desistência da primeira empresa selecionada, governo planeja retorno com Jogos Escolares

Da Redação

Sábado - 24/06/2023 às 07:53



Foto: Reprodução Ginásio Verdão
Ginásio Verdão

O Ginásio Verdão, uma das principais praças esportivas do Piauí, vai ser reaberto para atividades em 2023. Estão sendo feitas reformas no espaço com o objetivo de transformá-lo em uma arena multiuso, de forma a beneficiar milhares de atletas de diferentes modalidades. A programação de retorno será com a abertura dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis), na próxima terça-feira (27).

A melhoria na infraestrutura se dará por meio de uma nova Parceria Público-Privada (PPP) e inclui reparos no teto, arquibancadas, piso e pintura. O projeto foi estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir manutenção e operação de qualidade do ginásio, com previsão de investimentos superiores a R$ 6 milhões ao longo de 20 anos.

“A PPP garante que o parceiro privado fomente eventos e práticas esportivas. A ideia é fazer do Ginásio Verdão um grande polo de atividades esportivas e também de educação, cultura e lazer”, explicou Monique Menezes, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

A empresa atual, com que o governo fez a PPP, não foi divulgada. Ela sucede a empresa “SIM”, que havia sido selecionada anteriormente para a gestão do ginásio, mas pediu o fim do contrato alegando dificuldades para cumprir o acordo feito com o Governo do Piauí.

A empresa da época apontou que teve dificuldades sobretudo durante a pandemia de COVID-19, argumentando que fez investimentos da ordem de R$ 500 mil em reformas, mas não teve o retorno financeiro.

De acordo com Monique Menezes, a revitalização do ginásio atingirá diretamente as federações esportivas do Piauí que ganharão salas especializadas e serão prioridade na utilização do local. A nova PPP também prevê um plano de formação de atletas específico para os alunos da rede pública estadual, viabilizando a prática esportiva profissional para inúmeros jovens do estado.

“Estamos retomando esse investimento como uma oportunidade de novos espaços para o esporte, principalmente. Vamos começar com a abertura dos Jepis, um evento esportivo que já faz parte do calendário escolar, estimulando a cultura desportiva na sociedade”, comentou Samuel Nascimento, secretário de Estado da Administração.

O projeto foi solicitado pela Secepi e estruturado pela Suparc, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir a manutenção e operação de qualidade do ginásio. “Nós tivemos esta ideia com o objetivo de reviver grandes momentos, já que consideramos uma das maiores praças esportivas não só de Teresina, mas de todo o estado. Nossa intenção, com a volta do Verdão, é realizar grandes partidas de futsal, de vôlei, de basquete, movimentar o espaço, como nos tempos áureos do Verdão. Até porque, todos nós que fazemos parte do Governo do Estado, sob o comando do governador Rafael Fonteles, temos como meta registrar resultados positivos em benefício da população”, afirmou a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: