O Brasil teve um desempenho brilhante nos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de canoagem paralímpica, realizados em Montevidéu (Uruguai) entre os dias 13 e 17 de novembro. A equipe nacional conquistou ao todo 13 medalhas, sendo 11 de ouro e 2 de bronze, marcando a melhor campanha coletiva da história brasileira nessas competições.
Um dos grandes destaques foi o baiano Gabriel Porto, que competiu no KL3 200 metros, categoria para atletas que utilizam braços, tronco e pernas na remada. Gabriel conquistou duas medalhas de ouro e celebrou o feito com entusiasmo: "Primeira viagem internacional e já conquistamos o lugar mais alto do pódio."
Outra atleta que brilhou em sua estreia internacional foi a sul-mato-grossense Carla Camargo, que conquistou dois ouros na categoria KL2 200 metros. Após a vitória, Carla destacou sua determinação em seguir evoluindo: "Foi muito bom. Quero evoluir para as próximas, diminuindo cada vez mais o meu tempo."
No quadro de medalhas, o Brasil garantiu a primeira posição tanto no Campeonato Sul-Americano (com seis ouros e um bronze) quanto no Pan-Americano (com cinco ouros e um bronze), totalizando 13 pódios. O Chile ficou na segunda posição, com cinco medalhas no Pan (dois ouros, duas pratas e um bronze) e cinco no Sul-Americano (dois ouros e três pratas).
Fonte: Agência Brasil