Os estudantes-atletas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí brilharam nos Jogos da Juventude Caixa 2024, em João Pessoa (PB), conquistando 4 medalhas no Badminton: 1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. As finais aconteceram no sábado (16), na Vila Olímpica.
O Piauí está participando da competição com 150 estudantes-atletas e 30 técnicos, das redes pública e privada, com apoio das Secretarias de Educação (Seduc) e Esporte (Secepi).
Destaques do Piauí no Badminton
Entre os medalhistas, estão Rayssa Ketlin Neres da Silva, do Ceti Professora Julia Nunes Alves, e Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São Paulo. Eles formaram uma equipe junto a Fhelipe Lennon Teixeira Santos (rede federal) e Giovana Moura Pereira (rede particular), sob a orientação dos técnicos Fernando Vieira e Emanuelly Farias.
Marcos de Almeida Lima Filho, de 16 anos, teve um desempenho de destaque. Ele e Fhelipe Santos conquistaram a medalha de ouro ao vencer a dupla do Rio de Janeiro por 2 sets a 0. Marcos, que estreou nos Jogos da Juventude, também conquistou bronze no Simples Masculino. O jovem atleta treina desde os 6 anos e é vice-campeão mundial (2023) e tricampeão nacional sub-17.
“Foi uma experiência ótima. Aprendi com os erros e saí campeão, o que me deixou muito feliz. Com treinos de segunda a sábado, consegui conquistar a medalha de ouro”, celebrou Marcos.
Na Dupla Mista, Rayssa Silva e Fhelipe Santos conquistaram a medalha de prata, vencendo a equipe de Santa Catarina na primeira divisão. Já Fhelipe Santos garantiu a segunda prata na final do Simples Masculino, contra o atleta de São Paulo.
Os Jogos da Juventude Caixa 2024 acontecem de 13 a 28 de novembro e são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O secretário Washington Bandeira parabenizou os atletas: “As conquistas do Time Piauí reforçam o compromisso do Governo do Piauí com o esporte escolar. Através do programa Seduc Olímpica, buscamos oferecer oportunidades e incentivos para que os estudantes se desenvolvam em diversas modalidades esportivas.”
Fonte: CCOM/PI