A Prefeitura de Teresina decidiu encerrar o contrato com a empresa a Ibero Lusitana por não executar o serviço de coleta de lixo de forma regular nas regiões Sul e Sudeste de Teresina. Na manhã deste sábado, dia 27, a diretoria da Eturb (Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano) esteve reunida de forma emergencial para discutir o problema. De acordo com os gestores, a empresa já foi multada diversas vezes e tem dificultado o contato com os órgãos responsáveis pelo serviço.
Durante o encontro, o presidente da Eturb, Vicente Moreira Filho, definiu ações urgentes para garantir a normalização da coleta e reduzir os transtornos à população. A empresa Via Ambiental, que já atua nas regiões Centro, Norte e Leste, onde não há registros de falhas foi acionada para atuar temporariamente nas zonas Sul e Sudeste. A empresa Natus também integra a força-tarefa, ampliando a capacidade operacional e acelerando a limpeza urbana nas áreas afetadas.
Segundo a Eturb, a Ibero Lusitana já foi multada diversas vezes e tem dificultado o contato com a gestão, sem atender ligações ou responder mensagens. A expectativa é que até a próxima quarta-feira (31) uma nova empresa seja oficialmente contratada enquanto a autarquia segue monitorando de perto os trabalhos até a completa regularização do serviço.
Fonte: Prefeitura de Teresina