
Em 2007, Lionel Messi posou para fotos com um bebê no vestiário do Camp Nou, em Barcelona, para um calendário beneficente. Na época, Messi tinha 20 anos e já estava fazendo história no futebol. O bebê que ele estava banhando era Lamine Yamal, que agora, aos 17 anos, é uma sensação do futebol espanhol. Ele deu assistência no primeiro gol da Espanha na final da Eurocopa contra a Inglaterra. A foto ressurgiu recentemente depois que o pai de Yamal a postou no Instagram com a legenda: “O início de duas lendas”. Yamal, assim como Messi, também jogou pelo Barcelona e se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo clube e a disputar uma Eurocopa aos 16 anos.
“Eu só lembrei dessa foto semana passada. Um amigo me mandou uma mensagem e perguntou se era minha. Disse que sim, mas não reconhecido o bebê. Perguntei quem era, ele disse: ‘é o Lamine Yamal", diz o fótografo Juan Monfort.
Naquela ocasião, Messi ainda estava começando a carreira dele pelo Barcelona. A foto foi produzida em um estúdio para um calendário beneficente de um jornal espanhol. Era uma parceria entre clube e a Unicef -- o Fundo da Organização das Nações Unidas para a Infância. Houve um sorteio entre crianças da cidade. E o bebê Lamine Yamal foi sorteado.
"O Messi era ainda um menino que estava começando a jogar. Tinha potencial, mas não era o Messi que conhecemos. Ele não foi tão precoce como o Lamine Yamal", pontua Juan.
Yamal nasceu e foi criado no bairro de Rocafonda, na cidade de Mataró, pertinho de Barcelona. Cresceu e virou atacante do Barcelona. Sheila, a mãe de Lamine, nasceu na Guiné Equatorial. Mounir, o pai, nasceu no Marrocos.
O filho de imigrantes se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo Barcelona. Aos quinze anos, na temporada passada, entrou em campo pelo Campeonato Espanhol. Este ano agora, também se tornou o mais novo a disputar uma Eurocopa, aos dezesseis.
"Uma amiga minha me disse que Messi foi um profeta naquele dia", brinca Juan.
Fonte: G1