EVENTO

Lázaro Ramos fala sobre o longa-metragem Moonlight nesta quinta-feira em evento on-line

A convite do Instituto Ling, o ator, apresentador, cineasta e escritor analisa a obra que foi vencedora de mais de duzentos prêmios.


Lázaro Ramos

Lázaro Ramos Foto: Bob Wolfenson

Em sua segunda edição on-line, o projeto Meu Filme Favorito receberá o ator, apresentador, cineasta e escritor Lázaro Ramos para comentar uma das suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016). Vencedor de mais de duzentos prêmios, o filme apresenta a jornada de um garoto negro na periferia de Miami, mostrando desafios relacionados a sua raça e sexualidade, enquanto ele busca alcançar os seus sonhos. A produção cinematográfica levou três estatuetas do Oscar em 2017, incluindo a de melhor filme, a de melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali e a de roteiro adaptado para Barry Jenkins, que também assina a direção da obra, e Tarell Alvin McCraney.
 
Promovido pelo Instituto Ling e mediado pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o bate-papo virtual poderá ser acompanhado ao vivo e gratuitamente nesta quinta-feira, dia 30 de julho, a partir das 16h. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre o público e os debatedores. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. As vagas são limitadas a quinhentos inscritos.

Lázaro Ramos é ator, apresentador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. É um dos mais reconhecidos atores do cinema nacional, com participação em mais de 30 filmes, como Madame Satã (2002), Meu Tio Matou um Cara (2004) e Ó Pai, Ó (2007). Em 2005, recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2019, foi ganhador do Troféu Oscarito, prêmio do festival de Gramado dedicado a atores que marcaram o cinema brasileiro. Participou de inúmeras novelas da Rede Globo, entre elas Cobras & Lagartos, produção que rendeu a Lázaro a indicação de melhor ator no Emmy 2007. Na literatura, escreveu quatro livros infantis e o Na Minha Pele, um dos livros mais lidos sobre a questão racial da atualidade. Em 2019, dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Medida Provisória, que teve sua estreia adiada no festival SXSW, em Austin, no Texas (EUA), devido à pandemia de Covid-19.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
O projeto Meu Filme Favorito têm realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
 
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016), de Barry Jenkins
Bate-papo ao vivo com ator, apresentador, cineasta e escritor Lázaro Ramos e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 30 de julho, quinta-feira, às 16h
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
Vagas limitadas a 500 inscritos

 
Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível nas plataformas Netflix, NetNow, Google Play e YouTube.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

Próxima notícia

Dê sua opinião: