É grave o estado de saúde do neurocirurgião Jacinto Lay. Ele pilotava o avião de pequeno porte que caiu na manhã deste domingo (08), numa parada de ônibus, entre os bairros Lourival Parente e Parque Piauí, na Zona Sul Teresina. O médico sofreu fraturas múltiplas e está entubado na UTI do Hospital de Urgência de Teresina - HUT, para onde foi levado logo após o acidente.
Jacinto Lay é um respeitado neurocirurgão de Teresina e um apaixonado pela aviação. Segundo familiares, neste domingo logo cedo resolveu fazer um vôo sobre a cidade, como sempre faz nos fins de semana e quando está folga. Antes das 8 da manhã ele decolou pilotando seu North Land PA-18, prefixo PU-CCO.
De acordo com testemunhas, o médico voou por cerca de uma hora até fazer um pouso forçado na BR-316, na Zona Sul de Teresina. No pouso, o avião bateu em uma van e numa moto e só parou quando bateu numa parada de ônibus. Além de Jacinto Lay, outras duas pessoas sairam feridas no acidente e foram levadas para o HUT.
Lay foi socorrido por uma equipe do Samur e foi levado inconsciente ao hospital. As causas do acidente serão investigadas, mas informações preliminares dão conta de que houve uma pane no motor e no sistema de navegação da aeronave. O avião perdeu sustentação rapidamente.
Esse não é o primeiro acidente que o médico Jacinto Lay sofreu pilotando avião. Em 2023, ele pilotava um bimotor Cessna que caiu em Timon (MA) após uma peça da janela se soltar. Naquela ocasião não correu risco de morte. Ele estava sozinho na aeronave. Foi levado a um hospital particular. Teve apenas uma fratura no tornozelo e passou por cirurgia.
Aventuras na aviação
A história de Jacinto Lay com a aviação é cheia de aventuras. Além dos acidentes com aeronaves, ele virou notícia ainda em 2023 quando um grupo criminoso roubou seu avião, um Cessna 206, foi roubado do Clube de Ultraleve, na zona Leste de Teresina.
Avião roubado
O avião foi roubado no dia 14 de janeiro de 2024 e foi localizado meses depois, no Mato Grosso, após sofrer uma pane por falta de combustível. A aeronave estava sendo usada para o tráfico de drogas por criminosos ligados aos narcotraficantes da Bolívia.
De acordo com as investigações policiais, o filho de um piloto que trabalhava no local passou informações sobre o funcionamento do aeroclube e as condições da aeronave, facilitando o roubo. O grupo criminoso tinha conexões em vários estados e foi descobero pelos policiais. Ao menos 22 pessoas foram presas no Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso por envolvimento no roubo do avião de Lay.