O Rock in Rio está de volta, e o festival começa nesta sexta-feira (13), na Cidade do Rock, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Este ano marca a celebração dos 40 anos da primeira edição do evento, prometendo uma programação histórica que vai até o domingo, 22 de setembro. A expectativa é que mais de 700 mil pessoas, entre cariocas, brasileiros de outras regiões e turistas internacionais, participem do festival.
Os dias de show estão programados para 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, e o lineup conta com grandes nomes como Ludmilla, Ed Sheeran, Will Smith, Katy Perry, Cyndi Lauper, Ivete Sangalo, Iza, Shawn Mendes e Mariah Carey.
Para quem planeja participar, é importante saber que o acesso de carro à Cidade do Rock será restrito durante o evento, com todas as ruas ao redor sendo bloqueadas. A melhor opção é utilizar o metrô, desembarcando na estação Jardim Oceânico, e em seguida pegar o BRT Expresso Rock in Rio, que funcionará 24 horas por dia. Além disso, o Primeira Classe, transporte oficial do festival, oferecerá acesso direto à Cidade do Rock.
Os visitantes contarão com 16 pontos de embarque no Rio de Janeiro e outros 22 em 20 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Os ônibus executivos partirão entre 11h e 19h em direção ao festival, realizando um trajeto direto sem paradas. Na volta, os ônibus sairão a partir das 22h pelo acesso exclusivo próximo ao New Dance Order, retornando aos mesmos pontos de origem.
Para garantir a segurança dos participantes, mais de 8 mil profissionais estarão empenhados durante os sete dias do festival, com um reforço de 30% em relação à última edição. A Polícia Militar estará mobilizando 5.200 agentes, 143 viaturas, oito torres de observação nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende, e implementará 16 pontos de bloqueio nas principais vias de acesso à Cidade do Rock.
O impacto econômico do evento deve ser significativo, com uma previsão de gerar cerca de R$ 2,6 bilhões para a economia do estado. A ocupação hoteleira durante os finais de semana do festival deve alcançar 95%, e o fluxo de passageiros na Rodoviária do Rio pode aumentar em 40%.
Fonte: Brasil 247