Os indicados ao Oscar 2025 serão divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira (23), e o Brasil aguarda ansiosamente para saber se o filme "Ainda Estou Aqui" e a atriz Fernanda Torres serão reconhecidos. A cerimônia da premiação, que ocorre no dia 2 de março em Los Angeles, será apresentada por Conan O'Brien.
Este é o primeiro ano em duas décadas que o Brasil tem chances claras de uma indicação ao Oscar, com "Ainda Estou Aqui", adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva.
Além da categoria de melhor filme internacional, o longa também pode ser lembrado em categorias como melhor roteiro adaptado e melhor atriz, especialmente após o Globo de Ouro conquistado por Torres em janeiro. Vale destacar que a atriz quase foi substituída no filme, já que Mariana Lima era a escolha inicial do diretor.
A divulgação dos indicados foi adiada duas vezes devido aos incêndios florestais que atingiram Los Angeles, resultando em mais de 25 mortos e dezenas de milhares de desabrigados.
O impacto dos incêndios e a extensão do período de votação, que coincidiu com os incêndios, pode influenciar a escolha dos mais de 10 mil membros da Academia, sendo que 60% deles residem em Los Angeles.
(*) Lília Pâmela é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI -960