
A partir desta terça-feira (22), estarão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referente ao primeiro semestre de 2025. As inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de abril.
As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nas etapas regulares de seleção do programa e permitem que estudantes financiem cursos de graduação em instituições privadas. Para participar, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio. Caso o candidato seja pré-selecionado, deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPS) da instituição de ensino nos dias 7 e 8 de maio para comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Reservas de Vagas
O Ministério da Educação (MEC) informa que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759) e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, haverá reservas de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O número de vagas reservadas será proporcional à população desses grupos na unidade da federação onde a instituição está localizada, com base no último censo do IBGE.
Os candidatos do Fies Social poderão financiar até 100% dos custos educacionais. A identificação dos candidatos será feita automaticamente a partir do CadÚnico, fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Requisitos para Inscrição
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve atender às seguintes condições:
Ter participado do Enem a partir de 2010;
Obter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota na redação superior a zero;
Não ser "treineiro" no Enem;
Renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554);
Atender à frequência mínima exigida no semestre letivo do curso escolhido.
Fonte: Com informações da CNN