Educação

DESCOBERTA

Asteroide com nome de Teresina foi descoberto por estudante da UFPI

Josielly Figuerêdo, estudante de Física da UFPI, sugeriu o nome do asteroide em reconhecimento à capital do Piauí

Natalia Costa

Terça - 16/09/2025 às 16:28



Foto: Reprodução/Josielly Figuerêdo Estudante de física da UFPI sempre gostou de asteroides, desde criança
Estudante de física da UFPI sempre gostou de asteroides, desde criança

A estudante de física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Josielly Figuerêdo, descobriu um asteroide que foi nomeado de “Teresina", em homenagem à capital do Piauí, cidade em que a estudante reside. O asteroide foi numerado e nomeado pelo Minor Planet Center (MPC) da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O MPC é responsável pela identificação, designação e cálculo das órbitas de todos esses objetos. 

Veja o asteroide na imagem | Foto: reprodução/Josielly Figuerêdo

Segundo a estudante, os créditos da descoberta foram para o observatório Mount Lemmon Survey, localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Contudo, a instituição, ofereceu a oportunidade para Josielly sugerir um nome para o asteroide, a numeração escolhida foi: 792972 e o nome Teresina

No caso do asteroide Teresina, os créditos foram para o observatório Mount Lemmon, mas eles me contataram para escolher o nome. Com essa oportunidade, eu escolhi o nome da cidade de onde moro: Teresina. Eu agradeço muito ao Mount Lemmon pela oportunidade de nomear.

Veja o asteroide em movimento no vídeo abaixo:

Amor por asteroides começou na infancia

Natural de União (PI), Josielly Figuerêdo foi aprovada no início deste ano em quarto lugar no curso de bacharelado em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, ela reside em Teresina.

“Eu sempre fui muito curiosa, quando era criança, tudo que tinha estrelas me encantava, lia muitos livros e histórias em quadrinhos, gostava muito de documentários, principalmente sobre buracos negros e estrelas de nêutrons, adorava olhar para o céu estrelado e ficava horas apreciando”, conta.

Estudante de física, Josielly Figuerêdo | Foto: reprodução/Instagram

A estudante integrou o projeto Caça Asteroides, uma iniciativa de ciência cidadã promovida pela Colaboração Internacional para Busca Astronômica (IASC), em parceria com a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), voltada à detecção de asteroides.

“Eles enviam pacotes de imagens, analisamos os dados e enviamos para a IASC. Depois de um tempo, divulgam a lista dos asteroides preliminares, que podem vir a se tornarem provisórios. Os provisórios, quando numerados, passam para essa categoria e os créditos vão para um observatório responsável ou para alguma equipe ou indivíduo da ciência cidadã, que irá nomear o asteroide”, explica Josielly.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: