O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou 34 mil estudantes com nota igual ou superior a 950 na redação, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (13). Esse número equivale a 1,38% dos participantes da prova realizada em novembro do ano passado.
O Piauí destacou-se como o estado com maior percentual de inscritos com notas altas na redação, atingindo 1,64% (1.363 estudantes). Em contraste, o Amazonas apresentou o menor percentual, com apenas 0,38% (220 estudantes).
Com o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", a redação, que compõe 20% da nota total, foi avaliada a partir de cinco competências: compreensão do tema, domínio da escrita formal, uso de mecanismos linguísticos, respeito aos direitos humanos e organização das informações.
O exame deste ano contou com 4,32 milhões de inscritos, um aumento de quase 2% em relação ao ano anterior. Apesar disso, a taxa de abstenção foi de 26,5%, inferior aos 28% registrados nos dois anos anteriores.