O potencial turístico do Piauí se manifesta do litoral ao sertão, com a presença de grandes belezas naturais, como o Parque Nacional Serra da Capivara, em Coronel José Dias, o Cânion do Rio Poty, em Buriti dos Montes, e as atrativas praias de Luís Correia. Toda essa riqueza levou o estado a pontuar a maior alta no crescimento do turismo em 2024, com alta de 16,9% em relação ao ano passado.
Segundo a pesquisa do IPC Maps, o índice é quase duas vezes superior ao nacional, projetado em 8,7% se comparado a 2023. Até o final deste ano, o turismo brasileiro deve registrar a circulação de aproximadamente R$ 90 bilhões, de modo que o estado de São Paulo responderá por R$ 28,6 bilhões dos gastos.
Com isso, há também a expansão do setor hoteleiro. De acordo com o instituto, de 2023 até agora, foram inauguradas 43.826 novas unidades de hotéis, albergues, campings e similares, o que representa um um acréscimo de 2,7%. Há, no Brasil, 1.647.459 estabelecimentos deste segmento.
Na contramão do crescimento, os estados do Amapá, Rondônia e Roraima, na região Norte do País, vão reduzir em 15,2% as despesas no setor.
Os cálculos da pesquisa levaram em conta despesas com alimentação, hospedagem, passagens aéreas e de ônibus, combustível e excursão.
Fonte: IPC MAPS