
Entre os dias 21 e 25 de outubro Teresina estará imersa no universo da ciência, por meio da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que chega à 16ª edição e leva ao público o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável." O evento acontecerá simultaneamente em outras cidades brasileiras e tem o objetivo de aproximar a pesquisa da sociedade.
Na programação, haverá visitas às instituições parceiras, palestras e trocas de experiência. Na quarta-feira (23), das 10h às 22h, uma estrutura será montada no shopping Rio Poty para marcar o "Dia C da Ciência", data em que as instituições que trabalham com pesquisa no estado poderão mostrar para a população o que é feito pelos cientistas em benefício da sociedade.
No Piauí, são parceiros nesse evento a Embrapa Meio-Norte, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi),a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e o Instituto Federal do Piauí (Ifpi).
Com mais de 40 anos de trabalhos prestados à sociedade, a Embrapa levará para o público cinco de suas tecnologias desenvolvidas. Os visitantes poderão conferir resultados de estudos feitos com abelhas, insetos, óleos essenciais e feijão-caupi (feijão-de-corda, feijão macassar).
Um dos pesquisadores da empresa que estará no evento, Paulo Henrique Soares da Silva, explicará para o público sobre o consumo de insetos e sobre o uso dos óleos essenciais. Para o pesquisador, o evento é uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito dentro das instituições.
"A Embrapa levará os insetos comestíveis, os tenébrios. Também levarei um destilador de óleos essenciais. Os óleos essenciais estão sendo estudados para controle de doenças e pragas em plantações, funcionando como inseticida e fungicida. Os tenébrios, gênero que levaremos dos insetos, se alimentam de rações, tornando-os bons exemplos de alimentos ricos em proteínas. É uma realidade de consumo em outros países e nós iremos apresentar no evento", explica.
Além do evento na quarta-feira, as instituições abrirão suas portas para visitação. Na Embrapa, os visitantes poderão conferir tecnologias como "Sisteminha", "Galinha Caipira" e a nova e estrutura entregue para sociedade para receber os clientes, a "Casa do Cliente." Para agendar uma visita à Embrapa Meio-Norte, a instituição interessada basta acessar https://www.embrapa.br/meio-norte/visitas e preencher o formulário.
Fonte: meio-norte.imprensa@embrapa.br