Economia

INOVAÇÃO

​Startup do Ceará recebe R$ 60 milhões para avançar em projeto de "carro voador"

Vertical Connect investirá em aeronaves movidas a hidrogênio, com foco em inovação e mobilidade aérea

Da Redação

Quarta - 22/01/2025 às 09:24



Foto: Reprodução/YouTube/TV Ceará Startup cearense, Vertical Connect, desenvolve protótipo de
Startup cearense, Vertical Connect, desenvolve protótipo de "carro voador"

A startup cearense Vertical Connect, referência em mobilidade aérea urbana, recebeu um investimento de quase R$ 60 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos, destinados por meio do programa Mais Inovação Brasil - Aviação Sustentável, serão utilizados no desenvolvimento de aeronaves eVtol, popularmente conhecidas como “carros voadores”.  

A subvenção permitirá avanços tecnológicos voltados para o uso de células de hidrogênio, tecnologia que promete maior autonomia de voo e menor impacto ambiental. Segundo Carlos Mello, Chief Sales Officer (CSO) da Vertical Connect, o investimento será aplicado em pesquisas, desenvolvimento, testes de aeronaves e aquisição de materiais. “Estamos iniciando os estudos para criar uma tecnologia que aumente a eficiência e a sustentabilidade na aviação”, destacou.  

Em 2024, a startup já havia apresentado inovações como o modelo Gênesis-X1 na Expo eVtol, em São Paulo, e em eventos do setor agro em Cuiabá. Esses projetos consolidaram a presença da Vertical Connect em setores estratégicos, incluindo o agronegócio, onde a empresa também registrou suas aeronaves junto à Anac. Com este aporte, a Vertical Connect reforça sua posição no mercado de aviação sustentável e avança em direção à produção de aeronaves com baixas emissões de carbono, alinhadas às demandas de um futuro mais limpo e tecnológico.  

Fonte: Com informações do Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<