Economia

Divulgados resultados da balança comercial brasileira do ano de 2023

O superávit das exportações chegou a US$ 98 bilhões superando dados de 2022

Da Redação

Sexta - 22/03/2024 às 12:21



Foto: Créditos: Ricardo Stuckert/PR Lula e Geraldo Alckmir
Lula e Geraldo Alckmir

Foram divulgados os resultados da balança comercial brasileira para o ano de 2023 e os resultados são surpreendentes. No primeiro ano de governo Lula, o superávit (excedente) das exportações chegou a US$ 98 bilhões, superando em mais de 61% os dados de 2022, último ano da gestão Bolsonaro.

Os dados, divulgados em janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de Geraldo Alckmin, voltaram a viralizar nas redes sociais nesta semana.

Os dados são contabilizados desde 2010 e mostram uma explosão nas exportações brasileiras, comandadas pelo agronegócio e pela exportação de commodities.

"Isso (o resultado de 2023) é muito importante porque ajuda a economia. Ajuda nas reservas internacionais, ajuda na economia, então esse saldo da balança comercial [é] extremamente expressivo", declarou o ministro Alckmin.

Cerca de 31% das exportações foram destinadas à China e Hong Kong, seguidos de União Europeia (13%), EUA (11%) e Sudeste Asiático (7%), além do Mercosul (6%).

Além do aumento da exportação, o Brasil conseguiu resultados melhores nas importações. "Isso significa que o gasto com importação foi menor principalmente por causa de queda de preços. Gosto de mencionar o exemplo de adubos e fertilizantes, que foram importados com preço 44,9% menor que no ano passado [2022] ao passo em que os volumes cresceram 7,5%", explicou a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

A entrada de novos países no Brics+ e o melhoramento das relações com países do Sul Global promovida por Lula, além da possível formalização do acordo União Europeia-Mercosul são alguns dos fatores que podem fazer com que os resultados brasileiros aumentem significativamente nos próximos anos.

Fonte: Revista Forum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: