Economia

Safra de verão: Volume de grãos no Paraná pode ficar quase 10% acima da produção passada

As chuvas em boa parte do estado estão entre os fatores relevantes para esse aumento na expectativa de produção no Paraná.

Da redação

Sexta - 15/10/2021 às 18:23



Foto: Pixabay Soja
Soja

A expectativa é de atingir 25,5 milhões de toneladas de grãos na safra de verão deste ano. A projeção representa um crescimento de 9% sobre a produção passada, que chegou a 23,3 milhões de toneladas. O paralelo está no relatório publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. 

 

As chuvas em boa parte do estado estão entre os fatores relevantes para esse aumento na expectativa de produção no Paraná. O clima foi favorável para semear feijão, milho e soja em ritmo e volume maiores que os do ano passado. O plantio deve abranger 6,2 milhões de hectares, área 1% acima da verificada no ano passado.

 

Se o relatório indica aumento de produção, as perspectivas para ampliar os ganhos acompanham. E o produtor rural pode se garantir investindo em maquinários e contratando mão de obra qualificada. Dentre as opções para fazer a automação garantir esse crescimento está o mercado de tratores à venda no ParanáSão inúmeras as opções para os agricultores. Vale uma pesquisa detalhada para fazer a melhor escolha de marca e preço que sejam compatíveis com o orçamento.

 

Dentre as opções de baixo risco estão as marcas tradicionais de equipamentos que operam em nível nacional. O produtor precisa ter em vista a garantia oferecida por cada fabricante, a rede de assistência técnica disponível e acessível e a tradição de marcas consagradas no agronegócio brasileiro. Se o orçamento não suporta a aquisição de equipamentos novos, o agricultor pode ir em busca de tratores usados à venda no ParanáEm qualquer tipo de pesquisaé preciso ter tempo e critério para obter as melhores condições de preço e segurança. Conhecer sobre quem está responsável pela revenda é mais prudente.

 

Soja

 

Um dos destaques da safra nacional, a soja também está em evidência no Paraná. O relatório aponta para a possibilidade de mais recordes na cultura da soja com uma projeção de 5,62 milhões de hectares, 1% a mais do que na safra passada. “Se o clima colaborar, a produção pode chegar a 21 milhões de toneladas”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: