A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco saberão se vão receber restituição. A Receita Federal liberará a consulta ao lote da malha fina de outubro, que inclui aproximadamente 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. No Piauí, 2.641 contribuintes irão receber um total de R$ 4.865.826,97.
No total, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões, com pelo menos 53% do valor destinado a contribuintes prioritários. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul este ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
As prioridades são divididas da seguinte forma:
- 126.824 contribuintes informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda.
- 14.661 têm como maior fonte de renda o magistério.
- 11.360 são residentes no Rio Grande do Sul.
- 46.689 têm entre 60 e 79 anos.
- 6.416 são idosos acima de 80 anos.
- 5.219 têm alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet, na seção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível usar o aplicativo da Receita.
O pagamento da restituição será feito em 31 de outubro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Se o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Caso a restituição não seja depositada devido a uma conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Se não resgatar a restituição após 1 ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Agência Brasil