Economia

Piauí foi o estado do Nordeste que mais se desenvolveu economicamente, diz estudo

O seminário sobre a trajetória e transição econômica do Piauí acontece hoje

Alinny Maria

Segunda - 09/09/2019 às 10:20



Foto: Luiz Brandão/Piauí Hoje Seminário
Seminário "Piauí: trajetória e transição econômica"

Acontece nesta segunda-feira (9), no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, o seminário "Piauí: trajetória e transição econômica". Os economistas Márcio Pochmann e Alexandre Guerra realizaram um estudo sobre o desenvolvimento econômico do Piauí para apresentar durante o seminário. O estudo aponta que o Piauí foi o estado do Nordeste que mais se expandiu economicamente. O governador Wellington Dias e o secretário estadual do Planejamento, Antonio Neto, participam do evento.

O seminário desencadeou uma ampla discussão sobre a evolução recente, a situação atual e as perspectivas do desenvolvimento econômico do Piauí e contribuirá para a qualificação do debate sobre as transformações, avanços, impasses e perspectivas desse desenvolvimento econômico no Estado.

O governador Wellington Dias avalia o estudo e diz que é um dado positivo porque o Piauí tinha uma economia que era 0,4% da economia nacional. "Hoje chegamos a  mais de 0,7% no dado nacional, mas precisamos chegar ao dobro. Olha o tamanho do desafio! O Em 2000, quando a gente olhava a renda per capita, a do Piauí era 25% em relação ao dado nacional. Em termos reais, nós chegamos a 50% da renda per capita nacional, mas agora precisamos dobrar o PIB brasileiro e sair de R$ 1.400 por mês de renda per capita para algo em torno de R$ 2.800", diz o governador.

O estudo revela que o setor de Serviços foi uma forte base para a intensificação da economia no Piauí, ocasionando uma transição econômica mais acelerada. "Os Serviços têm uma presença forte em várias áreas, seja no turismo, principalmente o comércio varejista, atacadista, ou serviços de saúde. Sinto muita segurança nas medidas que tomamos com a Assembleia Legislativa desde março deste ano e que nos garantiu até agora um conjunto de investimentos para o nosso Estado", diz o governador.

Por fim, o governador disse que o trabalho do pesquisador Márcio Pochmann retrata a história do desenvolvimento do Piauí, que no século entrou no XXI com uma economia ainda muito incipiente e pouco desenvolvida. "Hoje temos um conjunto de projetos implementados na infraestrutura, na atração de investimentos para várias áreas que naquele tempo eram só um potencial. Hoje, é uma realidade na geração de energia, produção de grãos, irrigação e outros serviços. Então, é isso que o pesquisador Márcio Pochmann, um dos maiores estudiosos respeitados no Brasil e no mundo mostra nesse trabalho. Queremos seguir crescendo e buscando mais investimentos para o nosso estado”, conclui Wellington Dias.

Programação:

8h: Abertura com a palavra do Senhor Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, que fará o lançamento do livro “Piauí: trajetória e transição econômica”, dos autores Marcio Pochmann e Alexandre Guerra

9h: Palestra Magna: “Piauí: trajetória e transição econômica”

Palestrante: Economista Prof. Doutor Marcio Pochmann

10:30: Coffee-break

11h: Debate: Transição econômica piauiense para a nova sociedade de serviços, com a participação do Economista Prof. Doutor Marcio Pochmann

Mediação: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, Economista e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI)

Debatedores: Dorgilan Rodrigues da Cruz, Economista, Presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFPI) e Docência do Ensino Superior (Uespi) e Francisco Prancacio Araújo de Carvalho, Economista, Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Diretor do Departamento de Economia da UFPI

13:30: Encerramento

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: