Economia

AUXÍLIO

Governo deve criar auxílio emergencial para pescadores atingidos pela seca

Segundo o ministro Wellington Dias, a medida é uma necessidade diante do momento climático vivido no Brasil

Da Redação

Quinta - 12/09/2024 às 09:38



Foto: Lula Marques/Agência Brasil Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias
Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), afirmou nesta quinta-feira (12) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda a criação de um auxílio emergencial para pescadores atingidos pela seca. Dias disse que esse auxílio seria uma antecipação do Seguro Defeso, benefício dado aos pescadores artesanais que não podem realizar suas atividades durante a piracema, período de reprodução dos peixes.

O Brasil vive a maior seca e estiagem da história, situação que é agravada na região Norte. "Está sendo estudado o auxílio emergencial. Ele seria uma antecipação do Seguro Defeso (...) que seria nesse formato, com esse nome de auxílio emergencial. E esse olhar vale para Amazônia, Acre, Rondônia, Pará, mas vale também para a região Sul", explicou o ministro. Ainda de acordo com o ministro, o auxílio irá beneficiar cerca de 90 mil pessoas, durante o período de dois meses.  

Segundo Dias, a medida é uma necessidade diante do momento climático vivido no Brasil. "Estamos vendo que estamos em um novo momento climático, ora com enchente, ora com seca, que atinge as várias regiões do Brasil. A mudança climática é uma realidade, ninguém pode mais esconder", completou.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: