A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta segunda-feira (30) a publicação de uma Medida Provisória (MP) que assegura aos servidores públicos federais um reajuste salarial acumulado de 27% entre 2023 e 2026. O aumento será implementado em duas etapas, a primeira a partir de janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026, após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A MP abrange 38 acordos negociados ao longo deste ano com diversas categorias de servidores e representa um impacto de R$ 17,9 bilhões no orçamento, montante já previsto na peça orçamentária. A ministra destacou que o reajuste foi planejado dentro dos limites fiscais, mantendo a despesa com pessoal em 2,6% do PIB, o mesmo patamar registrado em 2022.
Além do reajuste salarial, a medida também cria uma série de novos cargos no funcionalismo público. Entre as novas vagas, estão 450 para Analista de Tecnologia da Informação, 750 para áreas de Políticas de Justiça e Defesa, e mais de 10 mil vagas para Funções Comissionadas na Educação, entre outros.
Fonte: Brasil 247