
A ferrovia Transnordestina começará a transportar mercadorias entre o interior do Piauí e o Ceará a partir de outubro de 2025, entrando na fase comissionada, ou seja, em operação de testes. A informação foi divulgada por Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), ao Diário do Nordeste, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um trecho concluído da linha férrea em Missão Velha, na região do Cariri cearense, na sexta-feira (18).
“Em outubro ou novembro deste ano, quero que o senhor (Lula) volte aqui. Teremos eventos espetaculares: vamos trazer grãos lá do Piauí e descarregar em Iguatu. Assinei essa semana os contratos de superestrutura, trilhos e dormentes”, afirmou Tufi Daher.
Segundo ele, enquanto a obra estiver na fase de infraestrutura, ainda não haverá ferrovia propriamente dita. “A montagem dos lotes 4 e 5 deve começar em outubro, e a expectativa é de que não haja mais interrupções, com os trabalhos avançando em trechos de 100 em 100 quilômetros.”
O trajeto da ferrovia vai interligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí a Iguatu, no Ceará, passando pelo interior de Pernambuco. Entre os principais produtos a serem transportados estão soja, farelo, milho e calcário.
Fonte: Diario do Nordeste