Economia

RESTITUIÇÃO

Consulta ao maior lote de restituição do IR da história começa nesta quinta (23)

Devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), os contribuintes do estado terão prioridade

Da Redação

Quarta - 22/05/2024 às 09:48



Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Imposto de Renda
Imposto de Renda

A partir das 10h desta quinta-feira (23), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes, incluindo prioritários e não prioritários, receberão um total de R$ 9,5 bilhões em restituições.

Este lote é o maior valor já pago pela Receita Federal em uma única restituição do IRPF, e também contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), os contribuintes do estado terão prioridade, com 886.260 declarações a serem restituídas, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para reagendar o crédito, os contribuintes podem utilizar o Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Após um ano, se o valor não for resgatado, será necessário solicitar pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: