
A partir das 10h desta quinta-feira (23), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes, incluindo prioritários e não prioritários, receberão um total de R$ 9,5 bilhões em restituições.
Este lote é o maior valor já pago pela Receita Federal em uma única restituição do IRPF, e também contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), os contribuintes do estado terão prioridade, com 886.260 declarações a serem restituídas, totalizando mais de R$ 1 bilhão.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para reagendar o crédito, os contribuintes podem utilizar o Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Após um ano, se o valor não for resgatado, será necessário solicitar pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".