Economia

CORTE

Banco do Brasil começa programa de demissão voluntária e fechamento de agências

Ao todo serão fechadas 361 unidades

Redação

Segunda - 11/01/2021 às 10:43



Foto: Divulgação Banco do Brasil
Banco do Brasil

Foi anunciado hoje(11) o programa de reorganização do Banco do Brasil . Será executado  o programas de demissão voluntária com desligamento de pelo menos 5 mil pessoas e fechamento de 361  agências,  até  fevereiro.

Segundo o comunicado, das 361 unidades a serem fechadas, 112 são agências, 242 são postos de atendimento e sete são escritórios. Pelo menos 243 agências serão convertidas em postos de atendimento e oito postos de atendimento serão transformados em agências. Outras 145 unidades de negócios serão transformadas em lojas Banco do Brasil, sem guichês de caixas.

O banco informou ainda a criação de 28 unidades de negócios, sendo 24 especializadas em agronegócio.

"A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes", explicou o banco.

A justificativa  é o enxugamento do banco, com o corte de custos de operação estimadoR$ 353 milhões em 2021 . Com a pandemia, cresceram as transações online e o uso de aplicativos dos bancos

"A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos  programas de desligamento. O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro", diz o comunicado do banco.

Reestruturação 

O banco prevê adaptações na rede de atendimento em 361 municípios, mantendo unidades próprias em 221 municípios e correspondentes bancários Mais BB, nos demais.

Conforme o banco, com o novo modelo 1,3 milhão de clientes passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação digital por meio do canal Fale.Com. 

A interação digital do banco foi ampliada especialmente no último ano. O aplicativo do banco atingiu 4,7 milhões de usuários, crescimento 273% maior do que o período anterior à pandemia. Ao mesmo tempo, o atendimento pelo WhatsApp chegou a quase 600 mil atendimentos por dia.

“Com mais 1,3 milhão de clientes atendidos no modelo de atendimento especializado por gerentes de relacionamento dedicados, avançaremos de forma importante na melhoria contínua da experiência dos nossos clientes. Isso representa 13% a mais de clientes com essa proposta de valor”, disse em nota o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Carlos Motta.

“As iniciativas buscam a melhoria da experiência e satisfação do cliente e consideram a transformação digital, o aumento da concorrência e o menor patamar histórico da taxa básica de juros como elementos de destaque”, diz a nota.

O BB tomou outras medidas para reduzir custos como a devolução e venda de prédios corporativos, otimização de espaços físicos, medidas de eficiência energética e novo plano de cargos e salários. A expectativa é redução de R$ 3,3 bilhões em redução de despesas até 2025.

O Banco construiu um hotsite para esclarecer as medidas aos clientes. As informações também estão disponíveis pelo WhatsApp – (61) 4001-0001 e pela Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Fonte: O globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: