Arte e Cultura

Viradouro é campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de 2024

A vitória da agremiação está sendo contestada por outras escolas e o resultado dos recursos serão divulgados amanhã, quinta-feira (15)

Quarta - 14/02/2024 às 17:54



Foto: Reprodução Unidos do Viradouro
Unidos do Viradouro

A Unidos da Viradouro foi a grande vencedora do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Esse é oterceiro título da agremiação de Niterói, que também foi campeã em 2020 e 1997. A escola também foi a vice-campeã de 2023. A escola foi a última escola a desfilar na Sapucaí  na segunda noite de desfiles,  na segunda-feira (12).

A Viradouro apostou no enredo “Arroboboi, Dangbé”, culto ao vudum serpente como trunfo. O desfile, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, contou a história das sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada.

A vitória da agremiação está sendo contestada por outras escolas. Nesta quarta-feira (14), a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liesa um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile.  O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, informou que a Liga aceitou os recursos e vai divulgar o resultado até esta quinta (15).

As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação. Entretanto, mesmo que a escola levasse a penalidade, não faria diferença, já que ela venceu com uma diferença de 0,7, em relação ao segundo lugar.

A Viradouro recebeu apenas três notas abaixo de 10 durante a apuração. Foram apenas três notas 9.9 distribuídas nos quesitos enredo, mestre-sala e porta-bandeira e alegorias e adereços.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: