Arte e Cultura

CARNAVAL 2025

Bloco das Curicas quer reavivar Carnaval de rua trazendo a folia para o Centro de Teresina

A Avenida Antonino Freire será palco dessa bela festa no dia 16 de fevereiro, das 16h às 22h; saiba mais

Dhara Leandro

Quinta - 06/02/2025 às 18:21



Foto: Divulgação A identidade visual do projeto destaca os prédios históricos localizados na Avenida Antonino Freire, em Teresina
A identidade visual do projeto destaca os prédios históricos localizados na Avenida Antonino Freire, em Teresina

O Piauí Hoje traz uma notícia boa para quem estava sentindo falta de um bloco de rua gratuito em Teresina: o Bloco das Curicas vai trazer a folia para o Centro da cidade no dia 16 de fevereiro, das 16h às 22h. O evento será realizado em uma das menores avenidas do mundo, a Avenida Antonino Freire, em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo piauiense.

O nome do bloco é inspirado na revoada de curicas, um periquito que é visto sobrevoando o Centro todos os dias, principalmente na região do corredor cultural, que abrange a Igreja São Benedito, a Praça Pedro II, e o Theatro 4 de Setembro, além do prédio do Cine Rex.

Até o momento, foram confirmadas três atrações: o grupo Piauí Samba, o projeto Breguíssima e DJ Barão.

Atrações do Bloco das Curicas

Bruna Moraes, uma das organizadoras do projeto, conversou com o Piauí Hoje e contou como surgiu a ideia do bloco.

"O Bloco das Curicas surgiu do desejo de contribuir com a transformação do corredor cultural de Teresina, para tornar-se um ponto de identidade cultural, polo turístico, fomentador de economia criativa. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da cidade utilizando nossa história", disse.

O bloquinho é um projeto do programa Centro Histórico de Teresina, que trabalha a educação patrimonial na capital, atuando a partir dos princípios já citados pela Bruna. O programa busca criar diversos projetos em diferentes setores para atingir um objetivo principal: até 2030 contribuir na transformação do corredor cultural de Teresina.

O Bloco das Curicas tem a parceria das seguintes empresas: A Equilibrista, uma agência de fomento cultural e social; o instituto Madrinha, uma ONG com fogo em Educação; e a Luz e Magia. E como apoio e parceria nunca é de menos, a Bruna deixa um recado:

É uma grande desafio promover eventos culturais em uma cidade que não tem a cultura de apoiar isso, principalmente por ser o nosso primeiro evento. Muitas reunião, muitas promessas, acham a iniciativa incrível mas na hora de apoiar com que interessa, pouquíssimos investem. Inclusive estamos em busca de patrocinadores, porque são muitos gastos, e será um evento gratuito com um objetivo comunitário.

Acompanhe o programa Centro Histórico de Teresina e o Bloco das Curicas e fique por dentro da programação para o Carnaval em Teresina:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<