A tradicional Procissão das Sanfonas vai ocorrer na tarde desta sexta-feira (02), em homenagem a Luiz Gonzaga e Padre Cícero. Com o mote "Do Padim 180, João do Vale, são 90", o evento vai recordar os 35 anos de saudade do Rei do Baião e celebrar os 180 anos do nascimento do sacerdote cearense.
O cortejo também comemora o dia 02 de agosto, data escolhida para enaltecer a Cultura Nordestina e homenagear Luiz Gonzaga, falecido neste mesmo dia, em 1989. Para Wilson Seraine, idealizador da Procissão das Sanfonas, atrair jovens é essencial à valorização do regionalismo.
“Nossa intenção é também atrair os jovens para esse movimento de valorização da cultura nordestina. Colaborar com a revitalização do Centro de Teresina. E, claro, valorizar o legado e o trabalho daqueles que muito fizeram e fazem pela cultura nordestina. A Procissão é um evento que também tem amplificado o interesse das pessoas pelo instrumento acordeon. A cada ano, cresce a participação de jovens sanfoneiros e sanfoneiras”, disse.
A concentração ocorre a partir das 15h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, com percurso pelo calçadão da Rua Simplício Mendes. O cortejo vai encerrar em frente ao Museu do Piauí, com palco montado onde acontecerão homenagens, premiações e apresentações culturais. Bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita acompanham o cortejo cultural.