Arte e Cultura

POESIA

Slam NÓS por NÓS realiza última seletiva de poesia falada neste domingo (31)

Evento final do ciclo Agosto no MORMAÇO leva entardecer de resistência cultural ao Campo com Libras, diálogo e DJ Sativa

Da Redação

Domingo - 31/08/2025 às 07:36



Foto: Reprodução/Redes Sociais Última seletiva do Slam NÓS por NÓS define neste domingo quem vai para a final estadual do Slam Piauí
Última seletiva do Slam NÓS por NÓS define neste domingo quem vai para a final estadual do Slam Piauí

Neste domingo (31), Teresina recebe a última seletiva do Slam NÓS por NÓS, dentro da programação do MORMAÇO, no CAMPO arte contemporânea, no bairro São João. O evento, que começa a partir das 17h com entrada gratuita, encerra o ciclo de agosto do festival e reúne poesia falada, música, literatura, diálogos e experiências interativas. A etapa é decisiva: define os nomes que avançam para a final estadual do Slam Piauí, que garante vaga no Slam BR, a competição nacional de poesia falada.

Criado em 2021, o Slam NÓS por NÓS surgiu como um grito de resistência cultural periférica e é formado majoritariamente por mulheres negras. Desde então, o coletivo já realizou mais de 25 edições e se tornou pioneiro no Piauí ao criar um espaço de batalha e afeto para a poesia falada. Com quatro anos de atuação, o grupo se consolidou como uma das principais frentes culturais da cidade, atraindo público diverso e ampliando o alcance da cena slam no estado.

Encerramento do MORMAÇO terá poesia, música, exposição de fotolivros e show da DJ Sativa no Campo - Reprodução

A seletiva deste domingo terá intérpretes de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a diversidade. A programação ainda se expande com o CAVUCADO, em que a produção Revoada convida o Slam NÓS por NÓS a ocupar o espaço com materiais subjetivos e poéticos que remetem aos caminhos de criação da juventude negra. A proposta é criar um ambiente de imersão, que culmina em uma roda de diálogo sobre as confluências e escrevivências no slam, fortalecendo o caráter transformador dessa manifestação.

Programação artística

Além das batalhas de poesia, o público terá a oportunidade de visitar a exposição de Fotolivros da biblioteca do Estúdio Debaixo. A mostra, em sua última apresentação dentro do festival, reúne publicações raras e experimentais em suportes artesanais, pensados para estimular uma fruição sensorial e aproximada.

A programação se completa com a presença da multiartista DJ Sativa, que assume o som da noite e conecta poesia, ritmos e dança em uma performance coletiva. A estrutura conta ainda com o Bar do Campo e a Cozinha da Shaw, responsáveis por oferecer apoio e ambientação ao público que deve lotar o espaço.

O MORMAÇO se despede de agosto após três finais de semana de intensa ocupação artística em Teresina. A iniciativa foi contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos da Lei nº 14.399/2022, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: