Arte e Cultura

Praça dos Orixás recebe ensaio aberto de Grupo Coisa de Nêgo no sábado (13)

Além do ensaio, local será palco para a festa de blocos carnavalescos e arrastão do Coisa de Nêgo

Quinta - 11/01/2018 às 13:01



Foto: Ascom Praça dos Orixás
Praça dos Orixás

O Parque Lagoas do Norte está em clima de carnaval. Neste sábado (13), a partir das 16h, a Praça dos Orixás recebe a batucada e o axé do Grupo Afro-Cultural Coisa de Nêgo. O evento faz parte dos ensaios abertos do grupo.


Os ensaios são preparatórios para o arrastão afro realizado pelo grupo na sexta-feira véspera de carnaval. Este ano, assim como o ensaio aberto, o arrastão também acontece na Praça dos Orixás, primeiro espaço público da capital piauiense em homenagem à cultura e às religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé.


“Toda comunidade da zona norte está convidada a vir para esse momento. Queremos que as pessoas participem, se divirtam. É um momento também para trabalharmos a tradição afro e expandir a nossa cultura”, afirma o coordenador de produção do Coisa de Nêgo, Gilvano da Silva, lembrando que o evento é gratuito e aberto ao público.


A gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, lembra que, além de um momento de diversão, o ensaio aberto é um momento para ressaltar a importância da igualdade e da paz.


“O Coisa de Nêgo é tradicional em Teresina. E nós vamos, em parceria com eles, realizar esse primeiro ensaio aberto como uma preparação para o carnaval e também como da nossa cultura, da nossa música e como uma forma de ressaltar a importância da igualdade e da paz. A gente espera toda comunidade, toda cidade de Teresina para vir curtir a boa música e toda expressão rítmica e cultural do bloco Coisa de Nêgo”, destaca.


A Praça dos Orixás será palco, além do primeiro ensaio e do tradicional arrastão afro, de duas apresentações do grupo carnavalesco Vaca Atolada: nos dias 02 e 12 de fevereiro. Antes disso, no dia 27 de janeiro, o grupo Coisa de Nêgo, faz o encerramento da Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte, que acontece na Praça Monumental. 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: