Arte e Cultura

DITADURA NUNCA MAIS

Portal Memórias da Ditadura lança novo material sobre o golpe de 1964

Este ano completa 60 anos da implantação da ditadura militar no Brasil

Da Redação

Terça - 05/03/2024 às 12:37



Foto: Memórias da Ditadura O objetivo do portal Memórias da Ditadura é promover o ensino e a reflexão crítica sobre esse importante período da história do Brasil
O objetivo do portal Memórias da Ditadura é promover o ensino e a reflexão crítica sobre esse importante período da história do Brasil

Este ano completa 60 anos do golpe de 1964 no Brasil. Para construir uma sociedade mais consciente e democrática, conhecimento histórico é a melhor chave e por isso, o Instituto Vladimir Herzog lançou a seção APOIO AO EDUCADOR no portal Memórias da Ditadura, apresentando um material inovador para a produção de aulas, cursos e formações sobre o golpe, a ditadura e os desafios da transição democrática.

O material também visa evitar que algo semelhante ao que ocorreu em 1964 aconteça novamente. O novo material consiste em 22 sequências didáticas temáticas, adaptáveis a diferentes contextos educacionais, desde escolas e universidades até formações políticas em sindicatos e movimentos sociais. Cada sequência oferece abordagens atualizadas e metodologias diversas, incluindo análise de imagens, interpretação de textos, contato com fontes primárias e estudos dos relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Além disso, o portal disponibiliza videoaulas com especialistas, gravadas exclusivamente para o projeto, visando enriquecer o debate e a compreensão sobre esse período da história brasileira. Uma trilha de ensino por projetos também está presente, incentivando o protagonismo criativo dos alunos ao oferecer sugestões de formatos, etapas e ritmos de trabalho.

O objetivo do portal Memórias da Ditadura é promover o ensino e a reflexão crítica sobre esse importante período da história do Brasil, fornecendo ferramentas pedagógicas atualizadas e acessíveis para educadores em todo o país. 

Fonte: Joana Salém

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: