
O Prêmio Vivaleitura foi criado em 2006 e é uma ação conjunta do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, que integra o Plano Nacional de Livro e Leitura – PNLL. O prêmio tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. Serão premiados quatro projetos nas seguintes categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física).
“Não só gestores podem participar, mas qualquer pessoa que incentive a leitura em bibliotecas, praças, hospitais ou até na rua. Na oficina nós vamos tirar as dúvidas dessas pessoas e explicar detalhadamente como participar do prêmio”, explica a ministrante da oficina no Piauí, Gracivalda Albano.
As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Vivaleitura estão abertas até o dia 13 de março e podem ser feitas através do site www.premiovivaleitura.org.br. Os quatro melhores projetos serão premiados com R$ 25 mil cada, um em cada categoria. As oficinas de capacitação também estão sendo realizadas nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Paraíba.
Fonte: Secult