
18 filmes brasileiros participarão da Parada de Cinema 2021. Com curadoria de Tássia Araújo e Janaína Oliveira, a 6ª Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo será online, de 20 a 23 de outubro com exibições no site paradadecinema.com.br. Mas no sábado, 23 de outubro, haverá uma sessão presencial no Teatro João Paulo II, zona Sudeste de Teresina.
Este ano, a convocatória foi única e geral, para filmes experimentais, ficção e documentário. Filmes produzidos em 2020 e 2021, por todo o Brasil, surpreenderam as curadoras. Além de produções piauienses, Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais também participaram da convocatória.
O público pode esperar toda a diversidade do cinema brasileiro na seleção 2021. "Este ano, a presença da curadoria de cinema negro, com a Janaina, despertou um número considerável de filmes que trazem essa perspectiva", diz Tássia Araújo, diretora e curadora da mostra. "Então esse é um dos temas que vamos acabar discutindo mais a fundo".
Aspectos sobre gênero e raça, diversidade sexual e montagens criativas também devem dar o tom das sessões. "Em todos os filmes os realizadores trazem, de forma direta ou indireta, a questão política atual", antecipa a curadora. "A política se faz presente no nosso cinema brasileiro".
Os selecionados vão receber premiação em dinheiro, valorizando o trabalho e reconhecendo gastos com equipe e produção - uma forma de fomentar um dos setores mais impactados pela pandemia, o da produção audiovisual. Outra estratégia de retomar a cadeia da produção cinematográfica é a inserção de críticos na mostra deste ano: ao longo das exibições online, Monteiro Júnior e Ítalo Damasceno escreverão sobre os filmes, abrindo a discussão e os múltiplos olhares sobre cada obra selecionada.
Para completar, no sábado, 23, o encerramento da mostra terá uma sessão presencial em Teresina com uma estreia importante para a cidade: Torquato, Imagem da Incompletude, será exibido pela primeira vez no estado. Produzido pelos piauienses Guga Carvalho e Danilo Carvalho, o documentário é uma reflexão sobre os últimos anos de produção do multiartista Torquato Neto. O filme será exibido com entrada gratuita às 19h, no Teatro João Paulo II, seguido de bate-papo com os diretores.
A Parada de Cinema é contemplada pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secult-PI.
Parada de Cinema 2021 - Filmes selecionados
- Acesso, Julia Leite, SP, 2020
- Álbum de família - Carta I, MIlena Rocha, PI, 2021
- A mãe de todas as lutas, Susanna Lira, RJ, 2021
- Carta à Pátria, Nelson Moura Fé, PI, 2020
- EntreElas I Ato, Débora Lopes, PI, 2021
- Fluído, Juhx, PI, 2021
- Hortelã, Thiago Furtado, PI, 2020
- O que conto por carta, Bibi Dória, SP, 2020
- Matéria noturna, Bernard Lessa, ES, 2021
- Netuna Parte I, João Eduardo, PE, 2020
- Praia dos Tempos, Luan Santos, BA, 2021.
- Prosopopéia, Andreia Pires, CE, 2021
- Suellen e a Diáspora Periférica, Renata Dorea, MG, 2020
- Torquato Imagem da Incompletude, Guga Carvalho e Danilo Carvalho, PI, 2020
- Urubá, Rodrigo Sena, RN, 2021
- Vai Melhorar, Pedro Fiuza, RN, 2020
- Visões de Copacabana – uma breve trilogia do acaso, Rita Brás, RJ, 2021
- Vagalume, Léo Bittencourt, RJ, 2021
--
Parada de Cinema 2021
De 20 a 23 de outubro - online
Sessão presencial dia 23 de outubro
19h | Teatro João Paulo II
www.paradadecinema.com.br
Fonte: Luana Sena