INVESTIMENTOS

Ministra anuncia investimento de R$ 20 milhões na cultura do Piauí

O anúncio de Margareth Menezes foi feito durante cerimônia de inauguração do busto da Esperança Garcia


Margareth Menezes na inauguração do busto de Esperança Garcia

Margareth Menezes na inauguração do busto de Esperança Garcia Foto: CCOM

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta terça-feira (7) o investimento de R$ 20 milhões em projetos culturais para o Piauí por meio da Lei Paulo Gustavo. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de apresentação do busto em homenagem à Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí e do Brasil, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB/PI), em Teresina.

“Um povo é caracterizado por sua cultura, território e memória, por isso a importância de facilitar e promover o acesso de todos à cultura. Esse é um dever do Estado e percebemos o Piauí engajado nisso, portanto, iremos contribuir com investimentos e várias outras ações, como forma de ajudar a desenvolver o segmento na região”, destacou a ministra.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo irão possibilitar a reconstrução do Ministério da Cultura e do setor cultural em todo o Brasil.

 “Mesmo em tempos adversos, com o desmonte do Ministério e a pandemia, nós mais do que dobramos os investimentos em cultura no Piauí. Nunca se investiu tanto no cinema local e em polos e pontos culturais. Esse esforço se deu por reconhecermos os poderes da cultura no autoconhecimento e valorização de nossa história, além de ser um grande vetor de desenvolvimento social e gerador de emprego e renda para muitas pessoas”, disse o governador.

Durante a cerimônia, muitas homenagens foram dirigidas à Esperança Garcia, considerada a primeira a advogar no Brasil pelo Conselho Pleno da OAB Nacional, em novembro de 2022, devido a uma carta escrita em 1770. O documento só foi encontrado em 1979 no arquivo público do Piauí, pelo pesquisador e historiador Luiz Mott.

Endereçada ao governador da capitania do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, a carta de Esperança Garcia, que veio a ser considerada uma petição, denunciava os maus-tratos aos quais os escravos eram submetidos na época.

Segundo o governador do Piauí, a homenagem foi um momento histórico e repleto de simbolismo. “Estamos às vésperas do Dia Internacional da Mulher e na semana em que antecede a nossa Batalha do Jenipapo, que completa 200 anos no próximo dia 13 de março. Sendo assim, não havia momento mais oportuno para homenagear uma mulher que representa grandemente a luta de todas as mulheres, do nosso povo como um todo, por liberdade e pela independência do Piauí e do Brasil”, disse Rafael Fonteles.

A ministra da Cultura destacou a representatividade da homenagem à Esperança Garcia. “É um momento que nos inspira a promover cada vez mais políticas que contribuam com o fim das desigualdades e por uma sociedade mais justa, antirracista, que respeite as mulheres e os direitos humanos”, destacou Margareth Menezes.

Celso Barros, presidente da OAB/PI, sugeriu ao deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário de Cultura do Piauí e que esteve presente na cerimônia, que inicie as discussões para que o dia 6 de setembro, data em que foi redigida a carta no ano de 1770, seja considerado o “Dia de Esperança Garcia”. “A luta dela revela a todos que o protagonismo feminino na história do Piauí e do Brasil é constante e presente há muitos séculos, por isso as justas homenagens e o reconhecimento”, pontuou.

O secretário de Cultura Carlos Anchieta explicou que medidas têm sido executadas como forma de reconhecimento e valorização da cultura local e de nomes importantes, como o de Esperança Garcia. “Ela dá nome ao nosso memorial, que consiste em um espaço dedicado à cultura negra, com cursos, palestras e atividades artísticas, que abriga grupos e coletivos, sobretudo de mulheres negras. Esse espaço mantém acesa a força e a inteligência da mulher negra que ousou advogar em pleno século XVIII”, frisou.

Como forma de homenagear a luta das mulheres e o reconhecimento de sua importância para a história do Brasil, o busto de Esperança Garcia, feito pelo artista plástico piauiense Braga Tepi, estará presente tanto na sede da OAB Piauí quanto na OAB Nacional.


Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: