Arte e Cultura

Ministério da Cidadania promove oficina sobre Prêmio Culturas Populares em Teresina

Prazo de inscrições segue até 16 de agosto

Redação

Terça - 06/08/2019 às 13:10



Foto: Divulgação Capacitação
Capacitação

O Ministério da Cidadania promove, nessa quinta-feira (8), oficinas para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado, no Auditório Sulica (Palácio da Cultura) das 14h às 16h. A oficina também acontecerá em Natal (RN), Aracaju (SE), Santo Amaro (BA) e em Salvadol (BA).

O Prêmio Culturas Populares Teixeirinha irá premiar 250 iniciativas em todo o País que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.

Podem concorrer ao edital Mestres e Mestras – (pessoas físicas); Instituições privadas sem fins lucrativos de finalidade ou natureza cultural, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva.

Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 16 de agosto, on-line ou por via postal. Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Inscrições e mais informações sobre o Prêmio: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Serviço:

Oficina sobre o Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha

Data: 8 de agosto

Horário: das 14h às 16h

Local: Palácio da Cultura (Auditório Sulica)

Endereço: Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro – Teresina (PI)

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: