
O médico piauiense, Edmar Oliveira, lançará a 2ª edição do livro “A Incrível Estória de Von Meduna e a Filha do Sol do Equador”, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Teresina, na sexta-feira, 26 de setembro.
A obra é uma versão revisada e ampliada da primeira edição, lançada a 15 anos atrás, e conta a história do Sanatório Meduna, instituição psiquiátrica pioneira no Piauí. Segundo o médico, o Meduna fechou suas portas em 2010 por dificuldades financeiras. Em 56 anos de funcionamento, mais de 100 mil pacientes dos estados do Norte e Nordeste foram internados na unidade hospitalar.
“As pessoas não compreenderam o motivo que o Meduna fechou, nesse livro eu explico com mais detalhes os motivos. Então, a obra pretende reativar a memória da cidade sobre esse assunto. É um livro muito afetivo para mim, eu me vejo naquelas páginas”, conta Edmar.
O evento de lançamento, começará às 18h30, com a exibição do documentário “Meduna, quem sabe onde está a loucura?”, da jornalista Cinthia Lages. Em seguida terá um bate-papo mediado pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo com o médico Edmar Oliveira, a jornalista Cinthia Lages e a Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra.
O evento também contará com uma sessão de autógrafos com o autor do livro.