Arte e Cultura

FESTIVAL DA CRUVIANA 2025

III Festival da Cruviana celebra cultura e lenda indígena na zona rural de Teresina

Evento gratuito nos dias 21 e 22 de novembro leva música e arte para a comunidade do povoado Cacimba Velha, fortalecendo o turismo rural e a economia

Por Luiz Brandão

Sábado - 08/11/2025 às 13:22



Foto: Divulgação Festival da Cruviana se consolida como evento tradicional na zona rural de Teresina
Festival da Cruviana se consolida como evento tradicional na zona rural de Teresina

A zona rural leste de Teresina se prepara para receber, nos dias 21 e 22 de novembro, a terceira edição do Festival da Cruviana. O evento, que se integra ao contexto do B-R-O-BRÓ, promove música, cultura e a rica gastronomia piauiense de forma gratuita para a comunidade, reforçando o sentimento de pertencimento e o desenvolvimento sustentável da região.

Idealizado e desenvolvido pela economista Teresinha Ferreira e sua família, o festival tem como objetivo central levar cultura e entretenimento de qualidade para a zona Rural de Teresina. Após o sucesso das duas primeiras edições, realizadas no Sítio Alegria, a programação do III Festival da Cruviana se estenderá também para a praça do povoado Cacimba Velha, assegurando amplo acesso ao público.

O evento não é apenas uma celebração artística, mas também uma homenagem à herança cultural local. A Cruviana, que dá nome ao festival, é uma figura da mitologia indígena regional, conhecida como a deusa do vento e esposa do amanhecer. A lenda descreve que sua passagem é marcada por um vento frio e orvalho noturno, um fenômeno tradicionalmente observado na região entre maio e setembro. Nesta edição, o festival celebra essa divindade e a história difundida pelos povos originários, que serve de inspiração para todas as suas edições.

Com recursos obtidos através do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), mantido pela Secretaria de Cultura do Estado, o festival se consolida como um importante agente de fomento à diversidade cultural. A programação promete agitar a cena local com manifestações artísticas, valorizando as paisagens rurais e a saborosa gastronomia piauiense.

Além do entretenimento, o evento gera emprego e renda de forma sustentável, descentraliza as ações culturais da capital e fortalece o turismo rural, integrando-se às já consolidadas Rotas dos Ipês e do Gavião. Realizado no Sítio Alegria, localizado na Rota Turística do Vale do Gavião, a 22 km de Teresina, o festival é uma oportunidade para o público se conectar com a ruralidade e o charme da lenda.

O III Festival da Cruviana é gratuito, de acesso livre e aberto ao público. As atrações do primeiro dia (21) acontecem na praça do povoado Cacimba Velha, e as do segundo dia (22), no Sítio Alegria. Para mais informações sobre a programação, mapas de como chegar e detalhes dos shows, o público pode acessar a página oficial do evento no Instagram: @festivaldacruviana.

Atração 

Gonzaga Lu e o Forró dos primos (vídeo abaixo) voltam na terceira edição do Festival da Cruviana.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: