Arte e Cultura

Livro sobre combate ao fascismo nas escolas será lançado no Salipi

O livro traz ainda reflexões sobre a relação entre pedagogia freireana e práxis do PT

Da Redação

Domingo - 22/05/2022 às 14:51



Foto: Divulgação Livro traz 29 ensaios sobre a formação política, o trabalho de base, o combate ao fascismo e às
Livro traz 29 ensaios sobre a formação política, o trabalho de base, o combate ao fascismo e às "escolas sem partido"

Será lançado na 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2022), um livro que reúne estudiosos de várias universidades do Brasil e trata sobre o combate ao fascismo nas escolas. Intitulado 'Educação Popular e a Formação Política da Classe Trabalhadora', a obra uma organização de Marcelino de Oliveira Fonteles, Maria José da Costa Sales e Elmo de Sousa.

O livro também reflete sobre a relação entre a pedagogia de Paulo Freire e práxis do Partido dos Trabalhadores (PT), trazendo esperança para o fim do negacionismo e fascismo no país.  

O lançamento está previsto para a primeira quinzena de junho. De acordo com o professor e autor Marcelino Fonteles, o livro tem a contribuição de vários estudiosos como  Moacir Gadotti,  Pedro Pontual, Rosário Silva, Carlos Henrique  Nery, Teresa Leitão, Carlos Lopes, Stânio Vieira,  Dalva Macedo, Masilene Viana, Rosângela Sousa, dentre outros. Também é acrescido e enriquecido com várias contribuições de dirigentes e educadoras e educadores populares como Valmik Ribeiro, Claudimir Vieira, Almerinda da Silva Raimunda Reis.

"Ao todo, são 29 ensaios sobre a formação política, o trabalho de base, o combate ao fascismo e às 'escolas sem partido'. Há, também, em alguns ensaios,  a reflexão sobre a relação entre a pedagogia freireana e a práxis do Partido dos Trabalhadores. É uma luz no combate ao negacionismo, ao fascismo e ao ódio. E aponta um horizonte de superação de tudo isso, através de processos de conscientização, democrático, dialógico, solidário e amoroso, que permite acreditar no inédito viável e que a humanidade pode ser sim humanizada", enfatizou Marcelino Fonteles.

O Salipi 2022 acontece entre os dias 03 e 12 junho, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina. Neste ano, o evento homenageará um de seus fundadores, o professor e poeta Cineas Santos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: