Arte e Cultura

Grupo Puty Teatro Labore realizará Oficina de imersão teatral com a atriz carioca

A oficina terá como foco o performativo da construção dramatúrgica, à elaboração do cenário e figurino

Redação

Quinta - 14/11/2019 às 13:51



Foto: Ascom Evento
Evento

Em comemoração aos seus 10 anos, o Grupo Puty Teatro Labore realizará nos dias 26, 27 e 28 de novembro a Oficina de Imersão Teatral que contará com a presença da atriz, poeta e autora carioca, Ana Luíza Firmeza. O evento acontecerá na Academia do Belo, localizado no Instituto Dourado, bairro de Fátima, a partir das 18:00 horas.

A oficina de imersão teatral, será inédita em Teresina que tem como público-alvo profissionais das artes dramáticas, dança, canto, iniciantes e pessoas de outras áreas que estejam em busca de aprimorar a criatividade, performatividade e a consciência corporal.

De acordo com a atriz e coordenadora do Grupo Puty de Teatro, Sandra Loióla, a  oficina é de grande importância para os diversos públicos, desde que tenham  afinidades com artes e sintam aspiração para a criação, pois ela ajuda a despertar a criatividade. “Além disso, eles vão ganhar consciência corporal a partir do encontro de memórias da própria história de vida”,afirma.

A oficina terá como foco o performativo da construção dramatúrgica, à elaboração do cenário e figurino, passando pela interpretação – presença da artista no aqui e agora. Trabalhará também com noção de corpo e a criação de  cena,  falando especificamente do teatro, mas também a partir de outras duas possibilidades:  o corpo enquanto dança e canto.

Segundo a atriz, Ana Luíza Firmeza, o objetivo geral da imersão é criar outros mundos possíveis, a partir da imaginação, resistência, luta nordestina e da escrita.

“Para nossa oficina os participantes podem levar um texto próprio, escrito e memorizado, onde deve abranger a sua própria história,  suas origens, seus atravessamentos, lutas e desejos”, destaca a atriz.

As inscrições podem ser realizadas com a coordenadora do Grupo Puty de Teatro, Sandra Loióla (86 9 9440 -3515) e com a atriz Rebecca Mattos (86 9 9948-4555). Durante a inscrição, o participante também deverá contribuir com 1quilo de alimento não perecível, no qual será destinado ao Projeto Social Casa do Maninho.

Ana Luíza Firmeza Rocha

É atriz, poeta, autora e professora de teatro. Carioca de raízes ancestrais nordestinas, cearenses, quixadaenses. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com período sanduíche na Université Paris VII – Sorbonne Paris Cité. Pesquisadora associada do Collège de France e formada em Artes Visuais pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. Possui especialização em Estudos Teatrais & da Performance pela Universidade de Edinburgh e Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professora de Licenciatura em Teatro na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – UFPA. Morou no Continente Africano, no Senegal, onde ministrou cursos de Teatro para o orfanato Keur Mame Sophie ligado à Cheikh Anta Diop University.

Puty Teatro Labore

O Puty Teatro Labore foi fundado em 2009 a partir do sonho da atriz e diretora Sandra Loióla, de criar um grupo com a missão de construir uma nova cultura na forma de pensar, sentir e vivenciar a arte teatral. O grupo desenvolve formações e treinamentos, produções culturais, peças teatrais e projetos de relevância pioneira que possam interferir em contextos sociais que transformem a vida das pessoas.

Fonte: Ascom Pedro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: