Arte e Cultura

Festival Internacional de Bonecos do Piauí começa no dia 10

O evento chega sua terceira edição com espetáculos gratuitos e traz 16 grupos de teatro de bonecos, da Argentina, Chile, Portugal e Brasil

Terça - 04/06/2019 às 01:01



Foto: CCOM Essa é a terceira edição do evento e terá  espetáculos gratuitos de 16 grupos de teatro de bonecos
Essa é a terceira edição do evento e terá espetáculos gratuitos de 16 grupos de teatro de bonecos

A terceira edição do Festival Internacional de Bonecos do Piauí começa no dia 10 de junho e segue até o dia 15. A programação terá espetáculos diários exibidos na Casa da Cultura, Riverside Shopping, CEU Jacinta Andrade e CEU Portal da Alegria, centros sociais, espaços comunitários e escolas públicas. A abertura do festival acontecerá no dia 10, às 8h, no Centro de Teresina, com um desfile cênico, com bonecos gigantes, pernas de pau e grupos artísticos.

O 3º Festival Internacional de Bonecos tem apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, via patrocínio do SIEC.

Neste ano, o festival contará com grupos da Argentina, Chile e Portugal, além de grupos brasileiros do Piauí, Maranhão Distrito Federal e Paraná totalizando a participação de 16 grupos de teatro de bonecos.

O evento é uma realização da Cia Calunga de Teatro e Centro Aroeira e este ano faz uma homenagem ao mestre Afonso Miguel. O organizador do festival, o bonequeiro, Chagas Vale, afirma que o evento já faz parte do calendário cultural de Teresina e que o intercâmbio cultural entre bonequeiros do mundo, no Piauí, democratiza esse gênero artístico.

“Estamos no terceiro ano de festival e é uma enorme alegria promover um evento tão grandioso que mantém a cultura de bonecos viva. Este ano, estamos homenageando o amigo e mestre Afonso Miguel, que partiu recentemente, mas sua arte continuará fazendo a alegria de adultos e crianças. O grupo Fantochito, terá apresentações durante o festival, e será comandado por Mariana Acioli, filha do Afonso”, declara Vale.

Além dos espetáculos, o Festival terá uma exposição fotográfica “História do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste Brasileiro” e 16 escolas públicas receberão espetáculos durante a semana do evento.

Na programação do festival haverá ainda aulas espetáculos na Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí, onde grupos de teatro irão se apresentar e em seguida haverá um debate com os alunos, abordando de forma ampla a função do boneco e do bonequeiro.

Redação do Piaui Hoje (www.piauihoje.com) com com informações da CCOM
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: