Arte e Cultura

Festival de Violão de Teresina acontecerá em agosto com diversas atividades

Durante o evento também acontecerá o Concurso de Violão

Da redação

Quarta - 28/07/2021 às 07:14



Foto: Divulgação Evento
Evento

A Orquestra de Violões de Teresina (OVT), estará promovendo entre os dias 24 e 29 de agosto, a 4ª Edição do Festival de Violões de Teresina, evento que ocorrerá de forma remota, oferecendo à população diversas atividades culturais ligadas ao violão. Durante o evento serão realizados gratuitamente concertos, aulas, palestras com grandes nomes da cultura local, nacional e internacional.

Vai Passar: a nova canção de Monise Borges para acalentar nossos corações

Valciãn Calixto lança o single "Desmistificando Pombagira"

Festival Curta Cinema abre inscrições para sua 31ª edição, confirmada para novembro

Durante o evento também acontecerá o Concurso de Violão, com premiação total em dinheiro de R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) a serem distribuídos entre os primeiros colocados e ainda premiação para o violonista teresinense mais bem classificado na disputa. Grandes nomes como Fábio Zanon, Marco Pereira, Maria Haro, Paulo Martelli, Duo Alieksey Vianna e Roberto Koch, Cristiano Braga, Emmanuel Nunes, Orquestra de Violões de Teresina, Amanda Carpenedo, Ederaldo Sueiro e Felipe Vilarinho já confirmaram presença no evento.

Segundo o violonista da OVT e produtor Ravi Cordêiro, o evento é atualmente um dos maiores festivais de música instrumental do Nordeste, inclusive sendo o mesmo selecionado pelo FUNARTE Festivais de Música de 2020.

“Inscrevemos o projeto pela nossa associação, já reconhecidamente de utilidade pública pela Lei 5.579/2021, e concorremos com produtores de todo o Brasil. Do total de inscritos, 40 projetos foram selecionados e o nosso foi um deles. Isso prova a importância do evento e o quanto o violão é forte na nossa cidade”, enfatiza Raví Cordêiro, que é um dos organizadores do festival.

Para Dam Bezerra, coordenador do Projeto Violão nas Escolas, a realização do festival tem uma grande importância para o enriquecimento cultural de Teresina, uma vez que serve de inspiração para o nascimento de novos talentos.

“Através do Projeto Violão nas Escolas, a gestão municipal vem contribuindo com a diminuição de casos de evasão escolar e ainda afastando crianças e jovens da criminalidade. Esse evento, que nasceu a partir da necessidade de fortalecer a cultura do violão na cidade e ainda servir como vitrine para os alunos que participam do projeto”, conta Dam Bezerra.

A programação completa com as datas e horários e os detalhes de como se inscrever nos cursos e palestras e ainda no concurso de violão estão disponibilizados no portal do Acervo Digital do Violão Brasileiro na página https://www.violaobrasileiro.com.br/festival-de-teresina/.

O Festival de Violões de Teresina conta com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e conta com recursos do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC PI, Prêmio Seu João Claudino e ainda com apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: